Buscar

Qual a implicação do caso Agnés Blanco para formação do Direito Administrativo?

A jurisprudência do contecioso administrativo francês (Conselheiro Divi, do Tribunal de Conflitos) em 1873, após o emblematico caso Agnés Blanco criou um precedente, nesta premissa, qual a implicação para formação do Direito Administrativo?

💡 4 Respostas

User badge image

Caroline Parma

Teoria do RISCO Administrativo, na qual o Estado responde pelas ações de seus agentes, existindo, para tanto, nexo causal.
Vale mencionar que O Estado pode valer-se da ação regressiva em face a pessoa do agente, se houver comprovação de dolo/culpa.

2
Dislike0
User badge image

Karina Moraes

Implica na criaçaõ da Teoria do Risco Administratico, no qual o Estado tem responsabilidade OBJETIVA pelos danos causados por seus agentes.

1
Dislike0
User badge image

Luis Claudio Amaral

Fernanda Marinella no seu livro de Direito Administrativo - logo em seu primeiro capitulo fala sobre o aso Agnés Blanco que é considerado como ponto de referência sobre a Teoria do Risco Administrativo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais