Buscar

conceito do comportamento operante

💡 5 Respostas

User badge image

Thays Rocha

É um comportamento que opera sobre o ambiente, que então emite uma consequência e o comportamento é alterado por essas consequências ( são mudanças geradas por alguma resposta que aumentam ou diminuem o comportamento ). 

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Psicologia


Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Psicologia.


O comportamento trata-se do conjunto de reação de um sistema dinâmico frente às interações do meio. Em outras palavras, o termo comportamento consiste em toda e qualquer reação do indivíduo ao meio em que o mesmo está inserido.


No contexto psicológico, o comportamento é visto como a maneira de agir do ser humano diante de seu ambiente.


Daí o comportamento operante, também denominado de condicionamento operante, trata-se do processo através do qual cria-se um modelo da resposta no organismo por meio de reforço diferencial e aproximações sucessivas. Com isso, tem-se início ao conceito de reforço positivo e negativo.


O reforço positivo ocorre quando é dada uma recompensa para o comportamento desejado, com o objetivo de reforçar tal comportamento para que este ocorra novamente. Já o reforço negativo ocorre quando a probabilidade de um comportamento aumenta através da retirada de um estímulo aversivo, com o objetivo de aumentar a frequência do comportamento que consiste em retirar um estímulo aversivo do ambiente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais