Buscar

1) Caracterize: composição química, propriedades, funções e localizações das fibras colágenas, elásticas e reticulares

💡 4 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Usaremos conhecimento sobre histologia para responder essa questão.


Fibras colágenas: Frequentemente encontradas no tecido conjuntivo, formadas por uma proteína chamada colágeno, que proporciona o arcabouço extracelular. O colágeno é a proteína mais abundante do corpo. Elas proporcionam a força tênsil dos ferimentos na fase da cicatrização. São reabsorvidas durante o crescimento, remodelação, inflamação e reparo dos tecidos.

Fibras elásticas: Tem aparência delgada, sem estriações longitudinais, ramificando-se semelhante a uma rede de malha irregular, de cor amarelada. Seu componente principal é a elastina, proteína muito mais resistente que o colágeno, e a microfibrila elástica, formada por uma glicoproteína especializada. Suportam grandes trações.

Fibras reticulares: São anastomosadas umas às outras, formando uma estrutura semelhante a uma rede. São curtas, finas inelásticas, constituídas por um tipo de colágeno chamado reticulina. Formam os arcabouços internos das glândulas, sendo produzidos pelos fibroblastos.

Fonte:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/fisioterapia/fibras-colagenas-elasticas-e-reticulares/21104

Acesso em 07 set. 2018.

7
Dislike1
User badge image

Raquel Oliveira

As fibras de colágeno são inelásticas e possuem resistência a tração,exemplo aorta
As fibras elásticas são constituidas por elastina e microfibrilas.São altamente elásticas,exemplo..parede dos vasos sanguineos.
As fibras reticulares são formadas por colágeno do tipo III,q  liga o tecido conjuntivo aos tecidos vizinhos

3
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

 


Fibras colágenas: Frequentemente encontradas no tecido conjuntivo, formadas por uma proteína chamada colágeno, que proporciona o arcabouço extracelular. O colágeno é a proteína mais abundante do corpo. Elas proporcionam a força tênsil dos ferimentos na fase da cicatrização. São reabsorvidas durante o crescimento, remodelação, inflamação e reparo dos tecidos.

Fibras elásticas: Tem aparência delgada, sem estriações longitudinais, ramificando-se semelhante a uma rede de malha irregular, de cor amarelada. Seu componente principal é a elastina, proteína muito mais resistente que o colágeno, e a microfibrila elástica, formada por uma glicoproteína especializada. Suportam grandes trações.

Fibras reticulares: São anastomosadas umas às outras, formando uma estrutura semelhante a uma rede. São curtas, finas inelásticas, constituídas por um tipo de colágeno chamado reticulina. Formam os arcabouços internos das glândulas, sendo produzidos pelos fibroblastos.

Fonte:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/fisioterapia/fibras-colagenas-elasticas-e-reticulares/21104

Acesso em 07 set. 2018.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais