Buscar

Alguém poderia me explica como funciona a Tutela da Evidência?

💡 2 Respostas

User badge image

Rayane Rodrigues

https://www.youtube.com/watch?v=fnYpQFF_bfc

 

Thainá da uma olhadinha nesse video aula, creio que vai te ajudar a compreender mellhor.

1
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

A tutela de evidência está disposta no art. 311, NCPC:

Art. 311. A tutela da evidência será concedida, independentemente da demonstração de perigo de dano ou de risco ao resultado útil do processo, quando:

I - ficar caracterizado o abuso do direito de defesa ou o manifesto propósito protelatório da parte;

II - as alegações de fato puderem ser comprovadas apenas documentalmente e houver tese firmada em julgamento de casos repetitivos ou em súmula vinculante;

III - se tratar de pedido reipersecutório fundado em prova documental adequada do contrato de depósito, caso em que será decretada a ordem de entrega do objeto custodiado, sob cominação de multa;

IV - a petição inicial for instruída com prova documental suficiente dos fatos constitutivos do direito do autor, a que o réu não oponha prova capaz de gerar dúvida razoável.

Parágrafo único. Nas hipóteses dos incisos II e III, o juiz poderá decidir liminarmente.

 

Tutela de Evidência é uma novidade trazida pelo Código de Processo Civil de 2015, podendo ser encarada como uma tutela “não urgente”, já que não se exige demonstração do perigo de dano (periculum in mora). A titela de evidência se baseia apenas na evidência, isto é, num juízo de probabilidade constante da demonstração documental suficiente dos fatos constitutivos do direito do Autor. É, portanto, como se fosse um fumus boni iuris mais robusto - mais evidente.

Essa técnica confere um alto grau de credibilidade à prova documental apresentada, desde que claramente verossímil, concedendo ao autor, já em sede de cognição sumária, a tutela jurisdicional pleiteada (devendo haver demonstração prima facie da existência de seu direito). Aqui não há certeza do direito, apenas a alta probabilidade de sua procedência.

O objetivo dessa técnica o não favorecimento da parte que não tem razão, considerando a morosidade do aparelho judiciário, a fim de não prejudicar aquele que seja detentor de direito evidente.

Não se confunde com o julgamento antecipado do mérito, porque não  faze coisa julgada material, que só existe quando da decisão após a cognição exauriente.

 
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais