Buscar

As junturas que ocorrem entre os processos articulares das vértebras são consideradas:

💡 3 Respostas

User badge image

Henrique Queiroz Mendonça

As junturas que ocorrem entre os processos articulares das vértebras são consideradas cartilaginosa fibrosa do tipo sínfise

0
Dislike1
User badge image

RD Resoluções

 A articulação entre os arcos vertebrais, é constituída por juntura entre os processos articulares vertebrais (superiores com os inferiores), denominadas de junturas zigapofisárias, junturas entre as lâminas, entre os processos transversos e espinhosos. 


As junturas zigapofisárias são classificadas em junturas sinoviais planas, permitindo o movimento de deslizamento, então, a direção do movimento vai depender das orientações das faces articulares (facetas) dos processos articulares de cada vertebra.Nessas articulações, as capsulas articulares são finas e frouxas, não limitam seus movimentos.


Na curvatura cervical essas articulações apresentam suas facetas mais horizontalizadas, corpos vertebrais menores, processo espinhoso curto bifurcado e pouco inclinado (exceto C7). Esta curvatura permite o movimento de flexão, extensão, rotação da coluna cervical combinada com flexão lateral. Na curvatura torácica as facetas encontram-se no plano frontal, os seus corpos vertebrais são de tamanho intermediários e processo espinhoso muito inclinado.

fonte:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/medicina/junturas-da-coluna-vertebral/37841

0
Dislike0
User badge image

Jane Moura

Sinoviais
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais