Buscar

Gente me ajuda nessa ai?! Pelo menos curtam minha pergunta

É correto afirmar que: A ( ) Dado que a obrigação tributária seja acessória, não é possível a sua ocorrência sem a existência de obrigação tributária principal a ela relacionada. B ( ) O objeto da obrigação tributária é a prestação, variando essa apenas em relação ao seu objeto C ( ) No caso de haver uma obrigação tributária principal, somente poderá haver uma prestação como seu objeto. D ( ) Na hipótese de ter sido pago o tributo previsto em lei, não é necessário o atendimento a exigência de obrigação tributária acessória. E ( ) As penalidades pecuniárias tributárias são oriundas apenas dos casos de pagamento em atraso.

Respostas

36 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Raphaelly

letra b

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

A alternativa B foi considerada a correta pela banca.

Entretanto, consideramos a assertiva incompleta, vez que, segundo o artigo 113, § 1º e 2º do CTN, a obrigação principal tem por objeto o pagamento, e a obrigação acessória as prestações.

A e D estão incorretas, visto que a obrigação tributária principal é desvinculada da obrigação acessória.

"Art. 113. A obrigação tributária é principal ou acessória.

§ 1º A obrigação principal surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.

§ 2º A obrigação acessória decorre da legislação tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos."

Exemplo: O contribuinte pode estar enquadrado em situação fiscal de isenção (não ocorre obrigação principal, pois não tem pagamento de imposto ou penalidade pecuniária) e mesmo assim estar obrigado a entregar uma declaração sobre o fato gerador ocorrido (ou seja, deve atender a obrigação acessória).

A alternativa C está incorreta. O artigo 113, § 2º, CTN preceitua que podem haver obrigações acessórias, com prestações positivas ou negativas.

" Art. 113 § 2º A obrigação acessória decorre da legislação tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos."

A alternativa E está incorreta. As penalidades pecuniárias decorrem de diversos tipos de infração praticadas pelo sujeito passivo. Pode ser por pagamento em atraso, ou por falta de pagamento, ou ainda entrega de declarações em atraso, etc.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina