Buscar

Qual é a função dos princípios ?

Qual é a função dos princípios ?

💡 6 Respostas

User badge image

Emanuelle Serafin

  • Os princípios são tidos como pilares para fundamentar e constituir normas, bem como, auxiliar, e por vezes, incumbir decisões para formação de jurisprudência, destarte sua ampla interpretação.
  • Os princípios fixam os parâmetros materiais do pensar e do agir jurídicos. Ao servirem de substrato valorativo, delimitam os limites dentro dos quais se podem movimentar as expressões deônticas. Identificam-se também como fontes do direito quando ausentes leis e os costumes para solucionar algo, ou seja, auxiliam no entendimento  de questões jurídicas, exprimindo não apenas o ser, o parecer, mas o dever ser ou o que é permitido que seja.Quando afixados ns normas jurídicas, possuem poder normativo, de comando, em que, por fim, auxiliam no redirecionamento da interpretação da norma legislação.
3
Dislike0
User badge image

Luis Claudio Amaral

princípio é o fundamento que nortei um racíonio, uma teoria, uma tese, um teorema etc.. e é um paramentro para se seguir. Lembrando que os princípios não se anulam, apenas um fica mais aparente que outro!

1
Dislike0
User badge image

Wellington Machado

Os princípios fixam os parâmetros materiais do pensar e do agir jurídicos. Ao servirem de substrato valorativo, delimitam os limites dentro dos quais se podem movimentar o direito, complementam a juridicidade da coisa

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais