Buscar

Quais as três correntes ideológicas presentes no período da República Velha? Pesquise as principais idéias de cada uma delas.

💡 5 Respostas

User badge image

Lena Guilherme

a)    Liberalismo – Conservadorismo-católico– Positivismo – (Jacobinismo)

"O instrumento clássico de legitimação de regimes políticos no mundo moderno é, naturalmente, a ideologia, a justificação racional da organização do poder.

Havia no Brasil pelo menos três correntes que disputavam a definição da natureza do novo regime: o Liberalismo à americana [Alberto Salles], *(o Jacobinismo à francesa [Floriano Peixoto] ) Conservadorismo-católico  à Igreja e o Positivismo [Miguel Lemos].

.* Acrescentei o Jacobinismo por ter sido uma corrente de destaque na época e vários historiadores citam.

Liberalismo à americana - defesa de uma sociedade regulada pelo mercado, sem a interferência estatal; - adotado pelas oligarquias paulistas e mineiras;

 

 Partia do pressuposto que a educação deveria ser uma demanda dos indivíduos, só nessa medida o estado deveria oferecê-la. Não garantia a gratuidade da escola primária. Descentralização do ensino, ficando o primário e o secundário sob a responsabilidade dos Estados. Não havia nenhuma organicidade no sistema de ensino. Os estados tomavam para si o primário e ofereciam muito pouco o ensino secundário.

Poucos estados proclamaram a gratuidade da escola primária. Os Regimentos e Estatutos do Colégio Pedro II era o modelo a ser seguido pelos Liceus Estaduais que a ele quisessem a ele se equipar. Características do ensino: propedêutico, laico, de caráter humanista, aversão ao ensino profissional.

Conservadorismo-católico – A igreja católica

O pensamento conservador indicava a busca do meio termo entre a pedagogia tradicional e a contribuição das ciências aplicadas (como a psicologia) a serviço da pedagogia

Considerando a educação uma área estratégica, [...], esmeravam-se em organizar esse campo criando, a partir de 1928, nas diversas unidades da federação, Associações de Professores Católicos (APCs) que vieram a ser aglutinadas na Confederação Católica Brasileira de Educação.Com essa força organizativa, os católicos constituíram-se no principal núcleo de idéias pedagógicas a resistir ao avanço das idéias novas, disputando, palmo a palmo com os renovadores,herdeiros das idéias liberais laicas, a hegemonia do campo educacional no Brasil a partir dos anos de 1930. (SAVIANI,2007, p. 181).

Positivismo - defendia um Executivo forte e um Estado intervencionista; - grande parte dos militares identificava-se com esse projeto; 

"Embasado numa concepção biológica, vê a sociedade como um organismo cujas partes constitutivas são heterogêneas, mas solidárias, pois se orientam para a conservação do conjunto. como num organismo, também sociedade é dividida em funções especiais, onde se nota a presença da espontaneidade, da necessidade, da imanência e da subordinação de todas as suas partes a um poder central e superior"(68).

A sociedade evolui e esta evolução, é incompatível com a evolução violenta. Por isso a sociedade para Comte deve ser sempre harmônica.

A sociedade se estrutura de dois modos: dinâmica e estética. O dinâmico,  seria esta evolução da sociedade e o estético a ordem social, que se preocupa em estudar a consenso (solidariedade) ou organismo social em suas relações com as condições de existência, traçando a teoria da ordem. A dinâmica parte do conjunto para as particularidades, e determina o progresso geral da humanidade.

O que mais perdurou  porém, do positivismo de Comte foi a proposta de uma filosofia e uma metodologia da ciência.

Taine (1828-1893) tornou-se conhecido pelas leis da sociologia, segundo as quais toda vida humana se explica por 3 fatores: a raça, o meio e o momento. A raça que traz os caracteres hereditários, o meio onde o indivíduo é submetido a fatores geográficos e o momento que é a época em que se vive. Ou seja, o homem não é livre, mas determinado por fatores, aos quais não pode escapar. 

Na literatura surge a preocupação de ver o comportamento humano, sem a possibilidade de transcendência, como por  exemplo Émile Zola, romancista francês, onde se pretende substituir o homem abstrato e metafísico, pelo homem natural, submetido as leis físicas - químicas determinada pelas influências do meio. No Brasil Aluízio Azevedo enquadra-se nesta linha com as obras: O mulato, o cortiço e casa de Pensão.

(Jacobinismo à francesa - pregava a participação direta dos cidadãos no governo; - defendido por profissionais liberais;)

(...) As três correntes combateram-se intensamente nos anos iniciais da República, até a vitória da primeira delas, por volta da virada do século" CARVALHO, J. M. de. A Formação das Almas - o imaginário da República no Brasil. S. Paulo, Companhia das Letras, 1990, p. 9. 

 

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Às três correntes ideológicas presentes no período da República velha, são elas, o liberalismo, o conservadorismo e o positivismo. Agora vamos à definição de cada uma delas.


Liberalismo: é uma teoria política e social que foca nos valores individuais da liberdade e também da igualdade. Para os que acreditam no liberalismo, todos os indivíduos possuem direitos. E claro que o governo têm que respeitar esses direitos e que deverá atuar caso interesses de por exemplo dois indivíduos se choquem.


Conservadorismo: é um pensamento político que defende à vida tradicional. Como a família, a comunidade local e claro também à religião, além dos usos, costumes, tradições e convenções. Enfatizando assim continuidade e a estabilidade dos pensamentos, e sempre indo contra à qualquer tipo de movimento revolucionário e também de políticas progressistas.


Positivismo: basicamente defende a ideia de que o conhecimento científica é a única forma de conhecimento real e verdadeiro. Sendo assim, desconsiderando às outras formas de conhecimento humano que não sejam comprovadas de forma científica.Ou seja tudo aquilo que não é comprovado pela ciência é ignorado pelo positivismo. Eles acreditam que esses demais aprendizados são ditos teológicos caracterizado por superstições e também crendices.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Às três correntes ideológicas presentes no período da República velha, são elas, o liberalismo, o conservadorismo e o positivismo. Agora vamos à definição de cada uma delas.


Liberalismo: é uma teoria política e social que foca nos valores individuais da liberdade e também da igualdade. Para os que acreditam no liberalismo, todos os indivíduos possuem direitos. É claro que o governo tem que respeitar esses direitos e que deverá atuar caso interesses de por exemplo dois indivíduos se choquem.


Conservadorismo: é um pensamento político que defende à vida tradicional. Como a família, a comunidade local e claro também à religião, além dos usos, costumes, tradições e convenções. Enfatizando assim continuidade e a estabilidade dos pensamentos, e sempre indo contra a qualquer tipo de movimento revolucionário e também de políticas progressistas.


Positivismo: basicamente defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento real e verdadeiro. Sendo assim, desconsiderando às outras formas de conhecimento humano que não sejam comprovadas de forma científica. Ou seja, tudo aquilo que não é comprovado pela ciência é ignorado pelo positivismo. Eles acreditam que esses demais aprendizados são ditos teológicos caracterizado por superstições e também crendices.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais