Buscar

O que é senso comum na metodologia de ensino de ciencias

💡 1 Resposta

User badge image

Paulo Jefferson Sousa Moreira

As afirmações do senso comum partem de um conhecimento particular, que muitas vezes não pode ser validado se relacionado com outras pessoas, e estão vinculadas ao ponto de vista individual, a ciência pretende estabelecer um conhecimento geral a partir de experimentos que possam ser comprovados. As conclusões científicas podem ser testadas, pois uma pesquisa deve registrar e tornar públicos os métodos que foram utilizados e os procedimentos realizados a fim de que qualquer pesquisador possa repetir seus passos.

Logo, para a metodologia de ciências o senso comum pode representar um processo falho de obtenção de informação, ao passo que este não visa analizar de modo crítico e profundo as causas de algo, por consequencia levando conclusões falhas e imprecisas.

ex: "Toda mulher dirige mal" é um senso comum que já foi comprovado (por meio de estudos e estatísticas de acidentes) que é falso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais