Buscar

processo disciplinar

São cinco os tipos de procedimento disciplinar aptos a investigar ou apurar fatos supostamente irregulares no âmbito da Administração Pública. 

Relacione as características abaixo descritas ao tipo de procedimento disciplinar correspondente: 

 

Processo Disciplinar especificamente utilizado para apurar acumulação ilegal de cargos, empregos e funções públicas, abandono de cargo e inassiduidade habitual.

💡 1 Resposta

User badge image

Estudante PD

No âmbito da União o Processo Administrativo Disciplinar para apurar a acumulação ilegal de cargos, abandono de cargos (ausência intencional do servidor ao serviço superior a trinta dias) e inassiduidade habitual (falta ao serviço sem causa justificada, por período igual ou superior a sesenta dias interpoladamente, durante o período de doze meses) é o rito sumário. O processo administrativo disciplinar, no rito sumário, se desenvolverá com observância das seguintes fases: i) instauração, com publicação do ato que constituir a comissão, a ser composta por dois servidores estáveis e simultaneamente indicar a autoria e a materialidade da transgressão objeto da apuração; ii) instrução sumária, que compreende indiciação, defesa e relatorio ; iii) e por fim, julgamento. O prazo para conclusão do PAD submetido ao rito sumário não excederá 30 dias, contados da data da publicação do ato que constituir a comissão, admitida a sua prorrogação por até 15 dias, quando as circunstancias o exigirem. É importante resaltar que a falda de defesa técnica por advogado no PAD disciplinar não ofende a C.F., o excesso de prazo para conclusão do PAD disciplinar não conduz à sua nulidade automática, devendo, para tanto, ser demonstrado o prejuízo para defesa e o termo inicial do prazo prescricional em PAD disciplinar começa a correr da data em que o fato se tornou conhecido pela Administraçao.

Deixe o gostei.

0
Dislike1

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais