Buscar

quais as diferenças do sistema simpatico e parassimpatico?

💡 4 Respostas

User badge image

josé victor

O SN autônomo se divide em duas porções, SN simpático e SNparassimpático, que se distinguem segundo critérios anatômicos, farmacológicos e fisiológicos. Para as diferenças anatômicas podemos destacar quanto a posição dos neurônios pré e pós ganglionares e tamanho das fibras pré e pós ganglionares

0
Dislike0
User badge image

Naiane Fernandes Nunes

O sistema nervoso simpático, de modo geral, estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse. Por exemplo, o sistema simpático é responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, pelo aumento da pressão arterial, da concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo. O Simpático tem ação essencialmente vasoconstritora, mediante a libertação do neurotransmissor norepinefrina (vasocontritor) pelos seus botões terminais, ao contrário do Parassimpático. 
O parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes, como as reduções do ritmo cardíaco e da pressão arterial, entre outras do Parassimpático que tem ação vasodilatadora mediante a libertação de acetilcolina.
O SNP autônomo simpático, de modo geral, estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse. Por exemplo, o sistema simpático é responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, pelo aumento da pressão arterial, da concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo. 
Já o SNP autônomo parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes, como as reduções do ritmo cardíaco e da pressão arterial, entre outras. 
Uma das principais diferenças entre os nervos simpáticos e parassimpáticos é que as fibras pós-ganglionares dos dois sistemas normalmente secretam diferentes hormônios. O hormônio secretado pelos neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso parassimpático é a acetilcolina, razão pela qual esses neurônios são chamados colinérgicos.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Veja abaixo as Diferenças anatômicas entre o Sistema Nervoso Autônomo Simpático e Parassimpático

  • Posição dos neurônios pré ganglionares: no SNAS os neurônios pré ganglionares têm suas origens entre os segmentos medulares T1 a L2, portanto abrangem todos os segmentos medulares torácicos (T1 a T12) e os dois primeiros segmentos medulares lombares (L1 e L2). Por este motivo os neurônios pré ganglionares do SNAS são classificados anatomicamente como Tóraco-Lombares. Por outro lado, no SNAP os neurônios pré ganglionares têm suas origens no tronco encefálico (dentro do crânio) e nos segmentos medulares sacrais S2-S3-S4. Por este motivo os neurônios pré ganglionares do SNAP são classificados anatomicamente como Crânio-Sacrais. O SNAP NÃO possui origens nos segmentos cervicais, torácicos e lombares.
  • Posição dos neurônios pós ganglionares: A origem dos neurônios pós ganglionares tanto do SNAS quanto do SNAP se dá nos gânglios. Sempre que você ouvir o nome gânglio, isso significa que há o acúmulo de corpos celulares de neurônios no sistema nervoso periférico. Os gânglios do SNAS ficam localizados próximos à coluna vertebral (longe do órgão efetor) e por este motivo são denominados gânglios paravertebrais. Os gânglios do SNAP ficam localizados próximos ou dentro dos órgãos efetores, portanto longe da medula espinhal, e por este motivo são chamados gânglios terminais.
  • Tamanho das fibras pré e pós ganglionares: Para entender o comprimento das fibras (axônios) pré e pós ganglionares é importante que você tenha entendido o tópico anterior sobre a posição destes neurônios. No SNAS, pelo fato do gânglio ficar localizado próximo à coluna vertebral, o neurônio pré ganglionar tem seu axônio curto e o pós ganglionar longo, pois este último sai do gânglio próximo à medula espinhal e percorre um longo caminho até o órgão efetor. No SNAP, pelo fato do gânglio ficar próximo ou dentro do órgão efetor, o neurônio pré ganglionar tem seu axônio longo, pois tem sua origem lá na medula e percorre um longo caminho até a víscera, e o neurônio pós ganglionar tem seu axônio curto, pois fará sinapse nestes gânglios localizados próximos ou dentro das vísceras.

Fonte: http://anatomiafacil.com.br/003-sistema-nervoso-autonomo-visceral-simpatico-e-parassimpatico/

Acessado em 16/09/18

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais