Buscar

Qual a diferença entre a indignidade e a deserdação, no direito das sucessões?

 

Indignidade Deserdação
1. A indignidade é ato reconhecido mediante uma ação de indignidade, prevista no art. 1.185 do Código Civil 1. A deserdação se manifesta por ato de vontade do autor da herança por meio do testamento, logo, somente o autor da herança pode deserdar
2. Qualquer sucessor (seja herdeiro ou legatário) pode ser indigno 2. Somente o herdeiro necessário pode ser deserdado
3. A indignidade é reconhecida por ato praticado antes ou depois da abertura da sucessão 3. A deserdação se dá por ato praticado antes da abertura da sucessão
4. As causas de indignidade estão previstas no art. 1.814 4. As causas de deserdação são as mesmas de indignidade (art. 1.814) e também as previstas nos arts. 1.962 e 1.96

💡 2 Respostas

User badge image

DLRV Advogados

Ambas são sanções civis aplicáveis àqueles que não procederam de maneira correta com o autor da herança. Ambas são incompatíveis com a herança.

A Indignidade é a exclusão do sucessor devido ao fato do mesmo ter praticado um ato reprovável contra o autor da herança sendo então punido com a perda do direito hereditário. A indignidade é uma sanção civil que acarreta na perda do direito sucessório.

Para que ocorra a indignidade, é mister que o herdeiro excluído tenha praticado atos contra a vida, contra a honra e contra a liberdade de testar do autor da herança, conforme descreve o artigo 1814.

A deserdação é a exclusão do sucessor feita pelo próprio autor da herança. Neste caso, a manifestação de vontade é necessária. Apenas podem ser deserdados os herdeiros necessários, e na manifestação expressa, feita normalmente em cédulas testamentárias, deve constar o motivo da deserdação.

O motivo da deserdação deve estar dentro do rol taxativo dos artigos 1.962 e 1.963 do código civil, ou também podem ser causas de deserdação aquelas utilizadas para a indignidade. Diante disto, podemos chegar a seguinte conclusão: todas as causas que geram a indignidade geram também a deserdação, porém nem todas as causas que geram a deserdação geram a indignidade.

A indignidade é reconhecida mediante ação de indignidade, prevista no artigo 1.185, enquanto a deserdação, conforme dito, é ato de vontade do autor da herança por meio de testamento.

Por fim, a indignidade pode ser reconhecida por ato praticado antes ou depois da abertura da sucessão, enquanto a deserdação só pode ser reconhecida por ato praticado antes da abertura da sucessão.

1
Dislike0
User badge image

Laura Weber

Gostou do esqueminha? Deixe um CURTIR!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais