Buscar

Guia politicamente incorreto da História do Brasil e Guia politicamente incorreto da História do mundo. O que me dizem a respeito?

Recentemente vi uma matéria que acho que posso qualificar como motivacional em que um empreendedor usava como exemplo alguns personagens históricos conhecidos e admirados como Martin Luther King Jr e Gandhi e mostrava que eles também cometeram falhas como qualquer ser humano e não lembro mas o quê... Mas enfim, ao mesmo tempo vi comentários a respeito de Gandhi que questionavam sua posição em relação aos negros e falava sobre suas teorias sexuais, é claro que algumas pessoas ficaram descontentes com isso mas blz, fiz uma busca a respeito e cheguei a 2 resultadosque apontavam 2 livros que discutiam o assunto: Um era "Gandhi, por trás da máscara de divindade" e outro "Guia politicamente incorreto da História do mundo"  e a partir desse último também cheguei ao "Guia politicamente incorreto da História do Brasil" , cheguei a ler um trecho desse último, fiquei um pouco desconfiada com o conteúdo e cheguei a ver comentários chamando as obras de tendenciosas além de ter visto outras críticas dirigidas a essas 2 últimas obras. Queria saber de alguém que saiba a respeito das obras ou tenha lido, de preferência alguém que curse História, o que tem a dizer a respeito dessas obras? 

 

💡 7 Respostas

User badge image

Helena Silva

Obrigada pela resposta Arthur, conheço os livros indicados, talvez eu dê uma conferida.

2
Dislike0
User badge image

Arthur Ferreira

Helena, não te indico ler. O livro é tendencioso mesmo. O Narloch é preconceituoso e usa uma série de chavões para contar suas histórias. O negro é preguiçoso e burro, o Acre não serve para nada, o Haiti não deu certo porque os negros não sabiam fazer nada certo e todos os outros heróis são vistos de maneira preconceituosa. Curiosamente, nenhum herói de direita é analisado de maneira crítica pelo livro. Enfim, não indico. Um bom livro de Estória dessa geração de jornalistas que tentam romantizar os acontecimentos é a série 1808, 1822 e 1889. O autor consegue fazer uma história simpátia, hipnotizante e que ajuda a entender os FATOS históricos de uma maneira mais simples.

1
Dislike1
User badge image

James Leal Borges

Eu li o "Guia politicamente incorreto da História do Brasil" e considero um dos piores relatos desse modismo iniciado a alguns anos, poderíamos chama-lo de "psuedohistória', em que jornalistas decidiram escrever livros de Historia sem terem conhecimento metidolóigico e embasamento científico para tal empreendimento. É um livro sofrível de ler, deplóravel por seu juízo de valor preconceituoso, sem nehuma base historiográfica plausível para os seus argumentos. Trata-se de uma literatura sensacionalista que visa apenas o lucro imediato de seus autores, não aconselho a leitura de algo que nada vai acrescentar aos seus conhecimentos sobre História.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais