Buscar

qual a origem embriologica do sistema tegumentar

💡 4 Respostas

User badge image

Joana Araujo

Sua origem embriológica a partir de brotamentos que, originando-se na epiderme, penetram na derme e hipoderme.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

 

Foi usado conhecimento sobre sistema tegumentar para responde a questão.


A pele e seus anexos têm origem dupla: epiderme, pelos, unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas tem origem ectodérmica e a derme tem origem mesodérmica.

Epiderme: Inicialmente é um epitélio simples cúbico, porém com o passar do tempo passa a ter duas camadas, sendo a mais externa constituída por células achatadas. Gradualmente, graças à proliferação e diferenciação da camada mais profunda, ele se torna estratificado pavimentoso córneo, com suas camadas características: basal, espinhosa, granulosa e córnea.

Deme: Do mesoderma local originam-se fibroblastos que produzem fibras do conjuntivo, vasos sanguíneos e linfáticos e fibras musculares lisas dos músculos eretores do pelo. O limite entre a derme e a epiderme, antes regular, torna-se irregular, formando saliências, as papilas dérmicas.

Pelos: Formam-se pela proliferação da epiderme formando brotos epiteliais que se afunda no mesoderma subjacente. A extremidade de cada broto dilata-se e engloba uma porção do mesoderma formando a papila do pelo. As células epidérmicas que envolvem a papila proliferam intensamente e se queratinizam, migrando para a superfície da pele formando o pelo.

Glândulas sebáceas: Estas estruturas originam-se como divertículos do broto que originará o pêlo, divertículos esses que penetram no mesoderma que os envolve. Essa origem explica por que essas glândulas estão usualmente associadas a folículos pilosos, desembocando em tais estruturas.

Glândulas sudoríparas: Formam-se à custa de proliferações ectodérmicas, inicialmente sólidas, que se aprofundam no mesoderma. A parte mais profunda do broto enovela-se e forma o corpo da glândula, enquanto o restante transforma-se no seu ducto.

Fonte:https://biomania.com.br/artigo/embriologia-da-pele-e-anexos

Acesso em 18 set. 2018.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Foi usado conhecimento sobre sistema tegumentar para responde a questão.


A pele e seus anexos têm origem dupla: epiderme, pelos, unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas tem origem ectodérmica e a derme tem origem mesodérmica.

Epiderme: Inicialmente é um epitélio simples cúbico, porém com o passar do tempo passa a ter duas camadas, sendo a mais externa constituída por células achatadas. Gradualmente, graças à proliferação e diferenciação da camada mais profunda, ele se torna estratificado pavimentoso córneo, com suas camadas características: basal, espinhosa, granulosa e córnea.

Deme: Do mesoderma local originam-se fibroblastos que produzem fibras do conjuntivo, vasos sanguíneos e linfáticos e fibras musculares lisas dos músculos eretores do pelo. O limite entre a derme e a epiderme, antes regular, torna-se irregular, formando saliências, as papilas dérmicas.

Pelos: Formam-se pela proliferação da epiderme formando brotos epiteliais que se afunda no mesoderma subjacente. A extremidade de cada broto dilata-se e engloba uma porção do mesoderma formando a papila do pelo. As células epidérmicas que envolvem a papila proliferam intensamente e se queratinizam, migrando para a superfície da pele formando o pelo.

Glândulas sebáceas: Estas estruturas originam-se como divertículos do broto que originará o pêlo, divertículos esses que penetram no mesoderma que os envolve. Essa origem explica por que essas glândulas estão usualmente associadas a folículos pilosos, desembocando em tais estruturas.

Glândulas sudoríparas: Formam-se à custa de proliferações ectodérmicas, inicialmente sólidas, que se aprofundam no mesoderma. A parte mais profunda do broto enovela-se e forma o corpo da glândula, enquanto o restante transforma-se no seu ducto.

Fonte:https://biomania.com.br/artigo/embriologia-da-pele-e-anexos

Acesso em 18 set. 2018.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais