Buscar

O pai menor de 18 anos emancipado, fica obrigado a pagar pensão alimentícia? Ou nesse caso são os pais do menor emancipado que devem pagar?

Emancipação.

💡 5 Respostas

User badge image

Eduardo P. Caon

Letícia, quando o pai é menor de idade (capacidade relativa), os pais dele é que são os responsáveis paara pagar pelos alimentos. No entanto, como tu mencionou emancipado, isso significa que ele está apto para a vida civil, ou seja, é responsável pelos seus atos. Então, através de uma decisão judicial, o juiz definirá o valor da pensão alimentícia que deverá ser paga pelo pai.

Espero que tenha ajudado.

Bons estudos!

4
Dislike0
User badge image

Alisson Rubens

Depende do tipo de emancipação. Se o menor foi emancipado voluntariamente pelos pais, estes não estão insentos do obrigação de idenizar as vítimas dos atos lesivos praticados pelo menor emancipado, portanto, caso o emancipado não tenha meios para pagar a pensão, os pais responderam solidariamente com essa obrigação. No entanto, se o menor foi emancipado por qualquer uma das outras formas (emancipação legal ou emancipação judicial) é obrigado a pagar a pensão.

2
Dislike0
User badge image

Marlon Damasceno Dos Santos

Letícia, a emancipação o capacita a assumir obrigações na ordem civil.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais