Buscar

a burguesia possuía um caráter revolucionário, que se explica pela origem de classes, a partir do século XVIII, sobretudo durante o século XIX”

💡 1 Resposta

User badge image

A Fil

A revolução burguesa, segundo os clássicos do marxismo, é o processo pelo qual o capitalismo se torna hegemônico nas formações econômico-sociais, submetendo a seus interesses toda a produção material. É o processo de transformação capitalista da sociedade e sua subordinação às exigências do capital. É também a construção de um Estado, de instituições políticas, adequados ao domínio da burguesia.


Esse processo tem dois tempos distintos. Um de longo prazo, de mudanças sociais e econômicas; outro de curto prazo, de mudanças políticas e institucionais, no qual ocorrem dois movimentos paralelos e antagônicos – um que é propriamente da burguesia, e outro, mais radical, dos pobres e explorados da cidade e do campo. Finalmente, no tempo de curto prazo se pode também distinguir duas etapas nítidas.


O tempo de longo prazo é o da corrosão e superação das formas pré-capitalistas, subordinando-as ao poder do mercado e do dinheiro. A produção material é submetida pelo capital, e se transforma, crescentemente, em produção de mercadorias, e a própria força de trabalho assume o caráter de mercadoria. As relações mercantis se generalizam na sociedade, e o dinheiro passa a ser a medida geral de todas as coisas e valores, mesmo os morais e éticos. Esse tempo pode demorar alguns séculos – vai desde o longínquo aparecimento das primeiras formas capitalistas, até as vésperas do segundo tempo, que cria as condições objetivas para que as transformações se acelerem e se tornem dominantes.


O segundo tempo da revolução burguesa, de curto prazo, se traduz na luta política aberta da burguesia pelo controle do aparelho de Estado e do poder político. Ela se manifesta quando o poder econômico permite aos capitalistas disputar com a velha aristocracia o domínio da sociedade, e quando as formas políticas e jurídicas arcaicas, expressões de uma forma de organização ultrapassada das relações de produção, impedem o pleno desenvolvimento das forças produtivas, e embaraçam o prosseguimento e a ampliação dos negócios da burguesia.


“Os adversários da burguesia em sua revolução são a nobreza e a plebe urbana”.


Espero ter ajudado

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais