Buscar

Alguem conseguiu fazer a atividade da semana 3 de politicas educacionais?

💡 3 Respostas

User badge image

Willison Consalter

Política participativa X Especialização educacional do poder judiciário

 

Politicas participativas, trata-se de iniciativas voltadas ao enfrentamento da pobreza política da população, dentro do reconhecimento de que não se pode enfrentar a pobreza sem pobre. Política social tem nos pobres não seu alvo, objeto, paciente, mas seu sujeito propriamente, entrando o Estado, ou qualquer outra instância, como instrumentação, apoio, motivação (Demo 1988c).

A política participativa carrega consigo o direito do povo, muito comum nos modelos democráticos diretos e representativos. Parte da ação política dos indivíduos que tem o direito de fazerem parte do processo decisório e do debate público entre os cidadãos, e não, meros expectadores esperando (assistindo) o Estado realizar algo para resolver suas carências. A educação deve ser encarada como um direito humano básico.

É função do Estado garantir outros serviços públicos adequados, dirigidos a instrumentar o processo da formação da cidadania, em particular a educação básica, promoção cultural e acesso a comunicação (Demo 2011).

A cidadania organizada delega ao Estado funções importantes em termos de sedimentação de canais de participação, a começar pela educação. A escola pública tem como função imprescindível garantir acesso irrestrito ao ensino fundamental, como reza a Constituição, porque se admite como condição básica de exercício da cidadania. Entretanto, é fundamental perceber que a educação não propriamente “coisa” do estado, mas exigência da sociedade civil organizada (Siebeneichler 1989, Raichels 1988, Silva 1988, Reymão 1986, Wolff 1990, Demo 2011).

Assim, a especialização educacional do poder judiciário pode servir como instrumento as políticas participativas, que devem ser efetivas nos diversos âmbitos sociais, como na educação que serve de base para a formação dos indivíduos. Contribuindo assim, com a exigência, de que, o Estado deve assegurar a igualdade fundamental através do direito a educação, considerando o direito a educação como um direito humano básico e formação de uma cidadania organizada.

 

REFERENCIAS

DEMO, Pedro. Política social, educação e cidadania. 13ª edição. Campinas: Papirus editora, 2011.

XIMENES, Salomão - A sociedade civil e os desafios de acesso à justiça para a garantia do direito à educação 2011. Acesso em https://vimeo.com/37021136. Disponível desde: 18/02/2012

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais