Buscar

Relacionado a irretroatividade da lei, podemos dizer que também funciona na esfera civil?

💡 4 Respostas

User badge image

larissa anjos

SS

0
Dislike0
User badge image

Adão Vargas

Sim, o art. 5, inciso XXXVI da Constituição Federal prve que a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito, e a coisa julgada. O art. 6 da LINDB diz que a lei em vigor terá efeito imediato e geral, respeitado o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada. A lei só retroagirá se for in mejus, ou seja, para beneficiar o réu.
0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

O princípio da irretroatividade da lei está diretamente ligado ao princípio da segurança jurídica e à proteção dos direitos adquiridos, dos negócios jurídicos perfeitos e da coisa julgada. Assim ocorre nas eferas penal e cível.

No âmbito penal, a Constituição Federal dispõe que a lei jamais retroagirá, a menos que sirva para benefício do réu:

CFRB/1988, art. 5.º XL - A lei penal não retroagirá, salvo para beneficiar o réu. 

Na seara cível, por seu turno, a Lei de Introdução ao Direito Brasileiro (LINDB), instituída pelo DL. 4.657/1942, determina:

LINDB, art. 6º A Lei em vigor terá efeito imediato e geral, respeitados o ato jurídico perfeito, o direito adquirido e a coisa julgada.  

Em suma, podemos afirmar que a lei, ainda que a civil, não retroagirá, não possuindo o condão de modificar direitos adquiridos na vigência de lei anterior.

A regra do Direito brasileiro é que as leis somente produzirão efeitos pro furturo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais