Buscar

Assinalar a alternativa correta, justificando sua resposta: (TRF/4ª Região ¿ 2004) b) A irretroatividade da lei constitui garantia contra o Estado...

Assinalar a alternativa correta, justificando sua resposta: (TRF/4ª Região ¿ 2004)

b) A irretroatividade da lei constitui garantia contra o Estado e não a seu favor, por isso que não pode ser alegada pelo ente estatal que editou o ato legislativo.
d) A derrogação da lei, assim como a declaração de inconstitucionalidade em controle concentrado importam sempre em repristinação da lei anterior.
e) A repristinação no direito brasileiro se dá de forma automática com a revogação da lei anterior.
c) A lei, desde que de ordem pública, pode retroagir para atingir contratos anteriores à sua vigência.
a) A norma jurídica tem necessariamente estrutura hipotética, com previsão de um suporte fático e uma sanção correspondente.

Essa pergunta também está no material:

7 pág.

Introdução ao Direito I Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: a) A norma jurídica tem necessariamente estrutura hipotética, com previsão de um suporte fático e uma sanção correspondente. - Esta afirmação está correta, pois a norma jurídica realmente possui essa estrutura. b) A irretroatividade da lei constitui garantia contra o Estado e não a seu favor, por isso que não pode ser alegada pelo ente estatal que editou o ato legislativo. - Esta afirmação está incorreta, pois a irretroatividade da lei é uma garantia tanto para o Estado quanto para o cidadão. c) A lei, desde que de ordem pública, pode retroagir para atingir contratos anteriores à sua vigência. - Esta afirmação está incorreta, pois a retroatividade da lei é exceção e não se aplica a contratos já celebrados. d) A derrogação da lei, assim como a declaração de inconstitucionalidade em controle concentrado importam sempre em repristinação da lei anterior. - Esta afirmação está incorreta, pois a derrogação da lei e a declaração de inconstitucionalidade não implicam necessariamente na repristinação da lei anterior. e) A repristinação no direito brasileiro se dá de forma automática com a revogação da lei anterior. - Esta afirmação está incorreta, pois a repristinação não ocorre de forma automática com a revogação da lei anterior. Portanto, a alternativa correta é a letra a) A norma jurídica tem necessariamente estrutura hipotética, com previsão de um suporte fático e uma sanção correspondente.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina