Buscar

GARRAFAS PETS

Assinale a alternativa abaixo que corresponde ao processo de transformação, utilizado para produzir as garrafas PET (polietileno tereftalato) as convencionais garrafas de refrigerante.

💡 1 Resposta

User badge image

Drielton Leles

O poli(tereftalato de etileno), conhecido mundialmente pela sigla PET, é um polímero da familia dos poliésteres que se tornou muito popular ao ser usado para fabricar as garrafas de refrigerantes (bebidas carbonatadas). Mas ele é bem antigo, pois teve origem em 1941, para a fabricação de fibras têxteis.

Durante a Segunda Guerra Mundial, vários segmentos econômicos foram afetados, inclusive a produção de fibras de algodão, favorecendo a sua substituição pelo poliéster. No Brasil, o PET teve sua aplicação inicial no segmento têxtil, confeccionando tecidos com a marca Tergal, encontrando aplicação até os dias de hoje, porém, atualmente recebe o nome de poliéster, sendo produzidos principalmente com filamentos oriundos da reciclagem de garrafas descartadas pós-consumo.

Aproximadamente na década de 90, surgiu no Brasil o PET como material para embalagem de bebidas carbonatadas. Segundo o fabricante M&G, o crescimento nessa aplicação foi expressivo. A produção anual brasileira saltou de 69 mil toneladas em 1994 para cerca de 270 mil toneladas em 1998, tornando-se o terceiro maior consumidor mundial no setor de refrigerantes, atrás apenas dos Estados Unidos e do México. Em 2008, essa produção chegou a 450 mil t, e na estatística de 2011 consta terem consumidas 514 mil t de PET para a fabricação de embalagens para vários fins.

Outra grande aplicação do PET, no passado, era a fabricação das fitas para áudio (cassetes), fitas de vídeos e disquetes (o filme marrom), além de chapas para radiografias, substituindo o inflamável acetato de celulose. Atualmente, a digitalização e impressão em papel das imagens estão substituindo os filmes radiográficos, enquanto áudios e vídeos usam suportes eletrônicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais