Buscar

Como estudar linhas de influência - Teoria das estruturas

💡 6 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Para começarmos a estudar as linhas de influência precisamos entender os conceitos, pra que serve e a classificação das cargas.


Uma barra é submetida a cargas móveis, como acontece regularmente em pontes. Nestes casos é interessante conhecer a maneira como varia um determinado efeito provocado pelas cargas (como por exemplo o momento fletor em uma determinada seção) ao variar a posição destas, e especialmente os valores máximos das socilitações e aposição correspondente das cargas. Quando o efeito estudado é o momento fleotr M, o esforço cortante V ou o esforço normal N, interessa conhecer os máximos valores que cada um pode atingir em cada seção, o que representa uma solução mais completa do problema. Ambas as questões podem ser resolvidas aplicando-se o conceito das linhas de influência.

Classificação das cargas;

As cargas podem ser classificadas em cargas permanentes e cargas acidentais.

  1. Cargas Permanentes: Atuam constantemente na estrutura, ao longo do tempo e são devidos a:

- peso próprio

- revestimento e materiais de enchimento

Seus valores são conhecidos e invariáveis e através deles podemos traçar os diagramas de esforços normais, cortantes e momentos fletores.

  1. Cargas acidentais: Podem ou não ocorrer na estrutura, são provocadas por:

- ventos e empuxos de terra e água

- impactos laterais

- sobrecargas

- peso de materiais que vão preencher a estrutura e são temporários

- peso de neve acumulada

-cargas móveis devidos a veículos (pontes rodoviárias ou ferroviárias, viadutos, pontes)

Com exceção das cargas móveis, as cargas acidentais têm posição e valores conhecidos e os esforços são calculados como nas cargas permanentes. Já as cargas móveis têm seus valores conhecidos, mas as posições variam à medida que os veículos atravessam ou se movimentam. Neste caso os esforços são calculados de forma diferente ao das cargas permanentes, ou seja, se utilizam das linhas de linha de influência.

Cargas móveis

Como estas cargas caminham sobre as vigas, é interessante conhecer a maneira como varia um determinado efeito provocado pelas cargas. Para tanto é necessário saber a posição e o valor das cargas. Quando se estuda o efeito do memento fletor, esforço cortante e normal, é importante conhecer os máximos valores que cada um deles pode atingir em cada seção.

Trem-tipo

- Qual o veículo vou utilizar para dimensionar uma ponte? Em que ordem?

- De várias possibilidades, qual será mais representativa e que pode ocorrer durante toda a vida da estrutura?

- Trem-tipo = veículos ideais que variam com a natureza e forma de utilização da estrutura. Definidos por normas de projeto em cada país.

Os trens-tipo têm cargas concentradas e distribuídas, de valores conhecidos e distâncias também conhecidas, ambas constantes. Se conhecemos a posição de uma das cargas, imediatamente conhecemos as ouras posições. 

Os mais usuais são aqueles para pontes rodoviárias e pontes ferroviárias. Para obras no Brasil são definidas, respectivamente, pela NB-6 e NB-7 da ABNT.


Com essa teoria básica sobre as linhas de influência, temos os tipos de cargas de projetos e suas divisões e com isso fica mais fácil o entendimento e embasamento para quando for feita a parte de cálculo das linhas de influência.

Fonte: http://essel.com.br/cursos/biblioteca_tecnica/mecanica/Cargas%20moveis%20e%20linhas%20de%20influencia.doc

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para começarmos a estudar as linhas de influência precisamos entender os conceitos, pra que serve e a classificação das cargas.

A resolução desses tipos de problema de cargas móveis em estruturas utiliza-se do processo de linhas de influência, assim definido: “Linhas de influência descrevem a variação de um determinado efeito em função da posição de uma carga unitária que passeia sobre a estrutura.

Com essa teoria básica sobre as linhas de influência, temos os tipos de cargas de projetos e com isso fica mais fácil o entendimento e embasamento para quando for feita a parte de cálculo das linhas de influência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais