Buscar

Quais as estratégias de leitura você prepararia para suas aulas?

💡 5 Respostas

User badge image

Inês Ribeiro

Podemos enumerar algumas questões:

1 - Observar, Como o aluno interage com a leitura, muitas vezes o aluno não gosta de ler porque não entendeu.

2 - Dar um feedback, É muito valioso o professor dar um retorno para a compreensão do aluno.

3 - Dar exemplos, Muitas vezes ler em voz alta, faz com que o aluno entenda a palvra que tenha encontrado dificuldade.

4 - Orientar, quando o aluno estiver com alguma dificuldade, pedir para ele ler novamente aquele trecho, perguntando ao aluno o que tem nesta parte.

Enfim são inumeras as estratégias, espero ter ajudado.

 

2
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Neste exercício, serão aplicados os conhecimentos sobre pedagogia para escolher estratégias de leitura que podem ser utilizadas na preparação de aulas. Mas antes, deve-se entender o conceito de estratégia de leitura.


Estratégias de leitura são técnicas ou métodos utilizados pelos leitores com o objetivo de adquirir a informação. Pode ser entendido também como procedimentos ou atividades escolhidas para facilitar a compreensão do texto lido.

Ou seja, são planos flexíveis adaptados às diferentes situações que variam de acordo com o texto a ser lido e a abordagem elaborada previamente pelo leitor para facilitar a sua compreensão


Segundo Duke e Pearson (2002), existem seis tipos de estratégias de leitura que as pesquisas realizadas têm sugerido como auxiliares no processo de compreensão textual. Esses seis tipos são:

- Predição: consiste em antecipar, prever fatos ou conteúdo do texto através do conhecimento já existente.

- Pensar em voz alta: consiste em verbalizar o pensamento durante a leitura. É um método que melhora a compreensão dos alunos sobre o texto se houver uma prática constante por parte do professor durante as aulas.

- Análise da estrutura textual: auxilia os alunos a aprenderem a usar as características dos textos (cenário, problema, meta, ação, resultados, resolução e tema) para compreender o conteúdo lido.

- Representação visual do texto: auxilia leitores a entenderem, organizarem e lembrarem algumas das muitas palavras lidas quando formam uma imagem mental do conteúdo.

- Resumo: consiste na coleta das informações chave do texto. É um método que facilita a compreensão global do texto, pois implica na seleção e destaque das informações mais relevantes.

- Questionamento: auxilia no entendimento do conteúdo da leitura, uma vez que permite ao leitor refletir sobre o mesmo. Pesquisas indicam também que a compreensão global da leitura é melhor quando alunos aprendem a elaborar questões sobre o texto.


Resumindo, as estratégias de leitura que podem ser utilizadas na preparação de aulas são: predição, pensar em voz alta, análise da estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento.

2
Dislike0
User badge image

Inês Ribeiro

Você pode também, resumir o texto isso ajuda na facilitação da compreensão, Questionar o texto auxilia no entendimento do conteúdo da leitura, informações visuais também auxiliam no entendimento

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais