Buscar

O Neoclassicismo procurou nos temas da Antiguidade grega contrapor-se ao Barroco e Rococó, podemos atrelar a obra neoclássica ao?

neoclassicismo

💡 4 Respostas

User badge image

Cristiomar Vieira Lopes

Academismo!?

1
Dislike1
User badge image

Edinailde Nascimento

tem a prova
1
Dislike0
User badge image

LR

Contrapondo-se ao Barroco e ao Rococó, caracterizados pelo excesso, pelo peso, pela irregularidade e pelo apelo decorativista e fútil, o Neoclassicismo interessado nos temas da Antiguidade, vincula-se a ideia do racionalismo, da modéstica, do equilíbrio, da harmonia, da simplicidade formal, do idealismo e do desapego ao luxo. Assim, atrela-se o Neoclassicismo ao Iluminismo e seu racionalismo, negando as aspirações religiosas.

“J. L. David, artista francês, partidário da Revolução Francesa e amigo dos líderes Robispierre, Danton e Marat é um dos maiores responsáveis pelo retorno do classicismo [o neoclassicismo] na pintura europeia do século XVIII. Marat, líder revolucionário e herói do povo francês, costumava trabalhar enquanto banhava-se para tratar de lesões dermatológicas, provavelmente psoríase, quando recebe um pedido de uma mulher fanática contra-revolucionaria e, quando está prestes a assinar o papel, é esfaqueado no tórax. O tratamento que David colocou no quadro ‘Marat assassinado’ (1793) é centrado nos elementos principais dos fatos, como a faca, a pena e a carta da assassina. O herói do povo é representado como um santo em pose similar a de Cristo na ‘Pieta’ de Miguel Ângelo. A mão esquerda apresenta uma pinça latero-lateral com o polegar e o indicador, segurando a carta da assassina.” (SANDERBERG; PEREIRA; BIANCARDI; MULLER; PEREIRA, 2002: 21)

Referência bibliográfica:

SANDERBERG, Trajano; PEREIRA, Gilberto José Cação; BIANCARDI, Cleide Santos Costa; MULLER, Sergio Swain; PEREIRA, Hamilton da Rosa. A evolução da representação da mão nas artes plásticas. In Acta Ortop Bras 10 (3) – jul/set, 2002.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais