Buscar

Avaliação On-Line 3 (AOL 3)

  1. PERGUNTA 1

    1. Sempre que um consultor é contratado, o cliente costuma pesquisar sobre a ética deste consultor. No entanto, é interessante para o consultor identificar e mapear a ética de seu cliente-empresa. Através do conteúdo sobre esta temática, assinale a alternativa incorreta:

      a.

      O ato do consultor calcular os honorários não é propriamente um ato ético.

      b.

      A postura ética do consultor é sobretudo fundamental diante de outras empresas de consultoria concorrentes, pois deve haver respeito às formas de atuação e ao desenvolvimento dos serviços.

      c.

      O consultor profissional não tenta instituir suas convicções por meio de imposições aos gestores e colaboradores da organização. Seu papel é contribuir para a resolução das demandas com suas habilidades e experiências, indicando o melhor caminho a ser tomado.

      d.

      O pagamento dos serviços de consultoria deve ser realizado pontualmente conforme estabelecido contratualmente.

      e.

      O cliente deve manter uma postura ética, comprometendo-se a cumprir sua parte no desenvolvimento dos trabalhos e facilitando o engajamento e a atuação do consultor na organização.

       

    1 pontos   

    PERGUNTA 2

    1. O relacionamento entre o profissional consultor e a empresa cliente passa por diferentes etapas. Este nível de relacionamento com o cliente é referenciado nas alternativas abaixo, assim, analise as seguintes assertivas e marque verdadeiro ou falso:


      (  ) Inicialmente os consumidores são percebidos como “desconhecidos”

      (  ) A estratégia de marketing utilizada na prospecção de novos clientes é voltada para a apresentação do produto ou serviço, oportunizando a sua experimentação.

      (  ) O cliente que já está familiarizado com o consultor precisa ser fidelizado. Nesta etapa é fundamental manter a qualidade percebida pelo consumidor.

      (  ) Quando já há uma relação de confiança entre cliente – consultor deve-se oferecer um serviço personalizado.

      (  ) Em relações mais sólidas com o cliente, o consultor visa manter a empresa longe da concorrência, aproveitando, inclusive, para oferecer novos serviços.


       Agora marque a sequência correta:

      a.

      F, V, F, F,F

      b.

      F,F,F,F,F

      c.

      V,V,V,V,V

      d.

      V,V,F,F,F

      e.

      F, V,V, F,F

       

    1 pontos   

    PERGUNTA 3

    1. A atividade de consultoria exige a devida regulamentação, prevista na legislação do país, para ser exercida pessoalmente. Com base nisto marque falso ou verdadeiro nas assertivas seguintes:


      (  )  O profissional de consultoria pode constituir uma empresa como pessoa jurídica ou pessoa física

      (  ) Algumas consultorias específicas (jurídica, tributária, marketing, financeira e etc) exigem formação na área.

      (  ) A legislação prevê três tipos de sociedades: sociedade limitada, sociedade em nome coletivo e sociedade em comandita simples.

      (  ) O profissional autônomo precisa registrar-se como autônomo na prefeitura da sua cidade e como contribuinte individual na previdência social.

      (  ) Para consultores que abrem uma empresa de grande porte, a escolha mais apropriada é a sociedade simples.


       Agora marque a sequência correta:

      a.

      F,F,V,F,F

      b.

      V, V,V,V,F

      c.

      F,V,F,F,V

      d.

      F, V,F,V,V

      e.

      V,F,V,V,F

       

    1 pontos   

    PERGUNTA 4

    1. Segundo o paradigma da amplitude, os serviços de consultoria podem ser classificados, ainda, em consultoria especializada, consultoria total integrada e consultoria globalizada. Diante destes conceitos assinale a alternativa incorreta:

      a.

      A consultoria globalizada é decorrente da evolução tecnológica e das relações comerciais internacionais. E permite a circulação de pessoas e capitais, porém não permite a circulação dos tangíveis como mercadorias e bens.

      b.

      O campo de atuação da consultoria especializada é restrito a um assunto ou poucos assuntos de determinada área de conhecimento.

      c.

      A consultoria total integrada adota ações que são executadas de forma integrada e interativa. Ou seja, as metodologias e técnicas administrativas utilizadas são compartilhadas entre os diversos sistemas da organização.

      d.

      Uma das vantagens da consultoria especializada é a oferta de uma alta qualidade dos serviços.

      e.

      A consultoria total tem sofrido críticas, pois, ao tratar de diversas demandas ao mesmo tempo e de forma independente, pode acabar não alcançando os resultados esperados de forma satisfatória.

       

    1 pontos   

    PERGUNTA 5

    1. Sobre as vantagens na construção de uma rede de clientes diferenciados, assinale abaixo a alternativa incorreta:

      a.

      O marketing boca a boca relaciona-se com o comportamento do cliente, neste caso, estes clientes tornam-se preceptores.

      b.

      Empresas que mantêm a contratação dos serviços de consultoria de determinado consultor por longo tempo já têm seu quadro de colaboradores acostumados com sua forma de atuação. E este costume não é uma vantagem para o cliente.

      c.

      Clientes que apresentam barreiras não são bons condutores do relacionamento. Neste caso, o marketing de relacionamento possibilita a quebra destas barreiras.

      d.

      A vantagem econômica pode ser considerada uma das maiores vantagens, pois a fidelização do cliente pode representar novas negociações.

      e.

      Relações de longo prazo propiciam lealdade e fidelidade. Ainda, conjugado a isto, percebe-se mais qualidade nas relações e menos resistência por parte dos gestores de linha e suas equipes.

       

    1 pontos   

    PERGUNTA 6

    1. O consultor tem como objetivo fidelizar o cliente-empresa, pois entende que é mais fácil criar um “encantamento” com o cliente que já está satisfeito, do que ter que reverter a insatisfação do cliente e conseguir idealizá-lo. De acordo com as estratégias para a construção de relacionamento, marque como verdadeiro ou falso as assertivas que seguem:


      (  ) Muitos clientes permanecem com os serviços do consultor, mesmo quando não estão satisfeitos. Pois há um custo pela troca do consultor que prestará o serviço.

      (  ) Os custos de aprendizado e contratuais são relevantes nas estratégias de fidelização do consumidor.

      (  ) Um custo burocrático pode ser um fator impeditivo de troca de consultor.

      (  ) A apatia do cliente e os custos de configuração são indicadores que podem auxiliar no mapeamento de fidelização do cliente-empresa.


       Agora marque a sequência correta:

      a.

      F,V,F,F,V

      b.

      V,V,V,V

      c.

      V,F,F,V

      d.

      F,F,F,F

      e.

      F,F,V,V

       

    1 pontos   

    PERGUNTA 7

    1. Existem dois modos de atuação em consultoria: Consultoria interna e externa. Contemplando os conceitos sobre cada tipo de consultoria assinale a alternativa incorreta:

      a.

      O menor custo é uma das desvantagens da consultoria interna.

      b.

      Uma experiência maior advinda da prática em várias organizações distintas é uma das vantagens da consultoria externa.

      c.

      O consultor interno tem vínculo com a empresa-cliente, dedicando-se exclusivamente a ela. Em geral, é um funcionário, fazendo parte do quadro organizacional.

      d.

      O consultor externo pode ser autônomo ou estar vinculado a uma empresa de consultoria empresarial.

      e.

      A consultoria externa é exercida por um profissional consultor que não pertence à organização.

       

    1 pontos   

    PERGUNTA 8

    1. Agente de mudanças ou agente de desenvolvimento empresarial é o indivíduo que consegue redesenhar a metodologia de trabalho em uma empresa. A partir disto, analise as alternativas e assinale a alternativa incorreta:

      a.

      O agente de desenvolvimento empresarial possibilita que a organização mude a forma de se relacionar no ambiente mercadológico.

      b.

      O agente de mudanças interno é contratado para prestar seus serviços por um período determinado, com o objetivo de desenvolver algum projeto ou resolver demandas que a empresa esteja enfrentando.

      c.

      Competição, tendências sociais e políticas internacionais são algumas das variáveis que fomentam a necessidade da presença do agente de desenvolvimento empresarial.

      d.

      Há dois tipos de agentes de mudanças nas organizações: o interno e o externo.

      e.

      A proposição da tecnologia é uma das principais causadoras da mudança nas organizações nos tempos atuais. E o agente de mudanças atua neste sentido.

       

    1 pontos   

    PERGUNTA 9

    1. O conjunto de ações utilizados pelos profissionais de consultoria propiciam a fidelização de suas empresas-clientes. E este conjunto de ações é denominado marketing de relacionamento. Sedimentado nestas informações assinale a alternativa incorreta:

      a.

      É importante a utilização do marketing de relacionamento pelos consultores, pois estes precisam de engajamento com seus clientes.

      b.

      Os consultores utilizam o marketing de relacionamento com o objetivo de reduzir custos, pois acreditam que preservar um cliente custa menos do que atrair novos clientes.

      c.

      Consultores que sabem preservar os seus clientes têm vantagem sobre os que só se preocupam com os lucros.

      d.

      O marketing tradicional trabalha com a sistemática do auxílio mútuo, já o marketing de relacionamento utilizado pelos consultores trabalha com o auxílio unilateral. O consultor deve encantar o seu cliente servindo-o.

      e.

      O consultor deve estar atento a necessidades, valores, desejos e expectativas dos gestores da empresa cliente, reforçando sua conduta no sentido de colaborar no alcance desses aspectos.

       

    1 pontos   

    PERGUNTA 10

    1. O profissional que busca atuar como consultor empresarial precisa estar apto a desempenhar uma gama de funções relacionadas à atividade. Assim, ao se contemplar as principais funções de um consultor pode-se afirmar que é verdadeira a seguinte assertiva:

      a.

      Há funções mais específicas de um consultor que poderiam variar de acordo com seu campo de atuação, porém o consultor apenas atua gerencialmente, o campo técnico fica a cargo do cliente.

      b.

      É de responsabilidade do consultor mensurar os riscos do negócio e propor soluções corporativas que os equilibre. No entanto, o processo de decisão da empresa-cliente é exclusivo da organização, ou seja, não há participação do consultor.

      c.

      O consultor empresarial precisa ter uma visão holística do negócio.

      d.

      O diagnóstico da organização é realizado pelo consultor, porém, o trabalho de identificar falhas nos processos, fraquezas e problemas é responsabilidade do cliente.

      e.

      Não é papel do consultor o trabalho de endomarketing na empresa-cliente.

💡 3 Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais