Buscar

Antidepressivos que nao causam downregulation

Alguem tem algum material que fale sobre antidepressivos e os efeitos de down regulation respectivos? 

💡 3 Respostas

User badge image

Luiz Eduardo

Os unicos que conheco que nao causam downregulation importante sao aqueles que nao inibem recaptacao. A tianeptina acelera a recaptacao, é um bom exemplo, mas nao sei se nao tem outros efeitos significativos em outros neurotransmissores. A agomelatina é antagonista 5HT2, nao inibe recaptacao. Talvez seja o melhor exemplo. A trazodona tambem é agonista/antagonista de receptores, mas acredito quebtenha algum efeito sobre a recaptacao. A mirtazapina, indiretamente, aumenta a concentracao de 5HT na fenda sinaptica e eventualmente faz feedback e downregulation de receptores. Mais recentemente temos a vortioxetina que tambem nao atua na recaptacao. Tem que dar uma olhada! Sugiro a leitura especifica sobre essas drogas em artigos cientificos de revisao! Digita o nome da droga e "review" no google scholar que nao tem erro. CONTUDO, fico devendo uma referência para o tema especifico em questao. Sugiro o Rang and Dale, mesmo! Se quiser se aprofundar na neuropsicofarmaco - Stahl. Abracos!
0
Dislike0
User badge image

Eduardo Sub

Não é uma resposta, mas, qual seria o objetivo de utilizar um antidepressivo que não causa down regulation?

Agora, respondendo... Não tenho experiência mas, pela teoria da ação farmacológica descrita pelo fabricante o Brintellix (vortioxetina) não causaria (ou causaria menos) este tipo de ação farmacológica. Também podemos lembrar da lamotrigina, que não é um antidepressivo clássico mas possui ação antidepressiva, também a quetiapina.

Entretanto, volto a ressaltar que não consigo imaginar necessidade clínica de uso de um psicofármaco que não resulte em down regulation.

Espero ter contribuido de alguma forma apesar das críticas.

0
Dislike0
User badge image

Reiher Allendi

Qualquer antidepressivo focado em mecanismos de antagonismo a receptores (como a mirtazapina) causarão - no uso crônico - na maioria dos receptores bloqueados uma compensação por meio de sensitização (upregulation) que é o mecanismo oposto ao que você mencionou.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image