Buscar

CAPITALISMO E SOCIALISMO

No Capitalismo os meios de produção e distribuição são privados e são comandados pelos empresários capitalistas. O objetivo principal é a geração de riqueza e obtenção de lucro, custe o que custar. Portanto, as principais características do Capitalismo são: (1) O Estado não intervém na economia. (2) O mercado regula a economia. (3) Há concentração de renda e de riqueza. (4) Há uma luta de classes. Enquanto no Socialismo é proposta a apropriação dos meios de produção e distribuição pelo Estado (público). Portanto, as principais características do Socialismo são: (1) O Estado intervém na economia. (2) O Estado regula a economia. (3) Há distribuição de renda e de riqueza. (4) É o fim da luta de classes. Com base nos conceitos de cada um dos sistemas vistos, neste desafio você deverá escolher algum ramo da economia e compará-lo brevemente, segundo o Capitalismo e o Socialismo.

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Podemos relacionar a Macroeconomia com o sistema Capitalista, sendo que tal relação fica evidente ao analisarmos a crise de 2008.

Desde 2007 estamos numa nova crise sistêmica. Notemos que a cada crise sistêmica no passado se sucederam longos períodos de complicados reajustamentos até que uma nova estrutura social de acumulação se consolidasse. O mesmo deverá ocorrer. Os principais componentes de uma estrutura social de acumulação são: as relações entre o capital e o trabalho, as relações entre os diferentes capitais, as instituições financeiras, o papel do governo, as relações e instituições internacionais, a coalizão política dominante.


Na atual estrutura social de acumulação temos, por exemplo, nas relações entre o capital e o trabalho: o declínio dos sindicatos de trabalhadores do setor privado, crescimento da produtividade sem aumento dos salários, introdução da informática e flexibilização do trabalho, expansão do segmento de baixos salários no setor de serviços, baixos salários mínimos, empregos temporários e imigração.

Quanto ao futuro, parecem concorrer dois modelos: um corporativo de livre-mercado, em que as classes trabalhadoras continuam fracas e os grandes negócios, particularmente os setores financeiros, controlam as reformas; um novo modelo social-democrata, em que os ganhos dos salários (e também dos benefícios sociais) acompanham os ganhos da produtividade.


Enquanto o modelo corporativo não parece capaz de impedir o surgimento de novas bolhas e de novos estouros de bolhas, o social-democrata impõe restrições aos ganhos dos altos executivos, o renascimento das classes trabalhadoras como fator político de peso e um salário mínimo indexado e uma estrita regulação financeira – inclusive em termos internacionais.

Fonte:

https://www.redebrasilatual.com.br/revistas/89/o-capitalismo-e-suas-crises-4658.html

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais