Buscar

O Brasil adota a teoria unitária ou dualista ?

Justifique. 

💡 30 Respostas

User badge image

Steffany Garcia

Adota a teoria Dualista (ou Declaratória). Em resumo, esta teoria afirma que o Estado não cria direitos subjetivos quando exerce a função jurisdicional, apenas declara direitos preexistentes. 

Já a teoria Unitária, afirma, em síntese, que as normas jurídicas materiais (As leis/ Código Civi, etc) somente geram expectativa de direito e precisam que o Estado em sua função jurisdicional crie um direito subjetivo, antes inexistente. Ou seja, através de uma sentença o juiz cria um direito que antes era tido apenas como expectativa. 

21
Dislike1
User badge image

Steffany Garcia

Adota a teoria Dualista (ou tb chamada de declaratória). Esta afirma que o Estado não cria direitos subjetivos quando exerce a função jurisdicional, mas apenas reconhece direito preexistente. 

Já a teoria Unitária afirma que a norma jurídica material só cria expectativa de direito. E que o Estado em sua função jurisdicional é que deve criar o direito subjetivo, antes inexistente. Ou seja, o juiz ao sentenciar criaria um direito que antes era apenas expectativa. 

12
Dislike0
User badge image

Poliane Carvalho

teoria dualista, adotada pelo CP.

8
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais