Buscar

3. O ácido benzoico é uma substância de caráter ácido, que apresenta maior absorção no estômago do que no intestino. Por quê?

💡 3 Respostas

User badge image

Nathália Ramos De Souza

Pois o estômago tem Ph mais ácido que o intestino. Substâncias ácidas são melhores absorvidas em ph acido
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Absorção no trato gastrintestinal é uma das principais vias de absorção de substâncias. Com relação dos ácidos orgânicos fracos, que entram na cadeia alimentar, eles serão absorvidos por meio de difusão no aparelho gastrointestinal, onde estarão na forma mais solúvel em lipídios (não ionizada). Vale ressaltar que o suco gástrico é ácido, e intestino tm pH próximo a neutralidade, dessa forma a absorção das substância ocorreram de forma diferentes, nessa regiões do trato gastrintestinal.

A previsão de dessa absorção será fornecida pela equação de Handerson-Hasselbac, pois dessa forma saberemos se a substância em questão está na forma ionizada ou não.

No caso de um ácido fraco, como o ácido benzóico, levando em consideração o valor do seu pka que é \(4\) é as informações do pH do estômago que é \(2\)e do intestino que é \(6\) pode-se determinar a porcentagem de ácido não ionizada (lipossolúvel).

pH - pka = log [não ionizada]/[ionizada]

Sendo assim:


\[\eqalign{ & 4 - 2 = \log \dfrac{{\left[ {{\require{text}\text{nao ionizada}}} \right]}}{{\left[ {{\require{text}\text{ionizada}}} \right]}} \Rightarrow \left[ {{\require{text}\text{nao ionizada}}} \right] = 100 \cdot \left[ {{\require{text}\text{ionizada}}} \right] \cr & \cr & 6 - 2 = \log \dfrac{{\left[ {{\require{text}\text{nao ionizada}}} \right]}}{{\left[ {{\require{text}\text{ionizada}}} \right]}} \Rightarrow \left[ {{\require{text}\text{nao ionizada}}} \right] = \dfrac{{\left[ {{\require{text}\text{ionizada}}} \right]}}{{100}} }\]

Logo, o ácido benzoico está na forma não ionizada, sendo, portanto, absorvido em maior quantidade, nesse local do trato gastrintestinal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais