Buscar

qual a função e aparência do omaso?

anatomia veterinária 

💡 6 Respostas

User badge image

Polyana Silva

O omaso, também chamado de saltério, folho ou folhoso, é a terceira divisão do estômago dos ruminantes, localizada entre o barrete e o abomaso. No omaso ocorre a absorção do excesso de água do bolo alimentar, que é passado então para o último compartimento estomacal, o abomaso.

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Anatomia Veterinária I.
O omaso faz parte do sistema digestivo de animais ruminantes e é localizado entre o barrete e o abomaso, partes do estômago desses animais. O sistema digestivo tem a função de triturar, reduzir em partículas pequenas e digerir os alimentos ingeridos pelos animais, sendo que esse processo se inicia pela boca.

A função do omaso é absorver o excesso de água do bolo alimentar dos animais, que após esse processo passa para o abomaso, que é o último compartimento estomacal do sistema digestivo e o omaso também remove íons bicarbonato da ingesta, pois se não forem retirados, esses íons podem modificar o pH ácido do abomaso. A aparência do omaso é caracterizada pelo formato esferoide.

0
Dislike0
User badge image

Gabriele Rosa

omaso, também chamado de saltério, folho ou folhoso, é a terceira divisão do estômago dos ruminantes, localizada entre o barrete e o abomaso. No omaso ocorre a absorção do excesso de água do bolo alimentar, que é passado então para o último compartimento estomacal, o abomaso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais