Buscar

Quais as diferenças entre as fases da meiose e da mitose?

💡 3 Respostas

User badge image

Gabriel A. Guimarães

Mitose e meiose são dois tipos de divisão celular. Na mitose, o processo de divisão celular resulta em duas células-filhas geneticamente idênticas, que se desenvolvem a partir de uma única célula-mãe.

Já na meiose a divisão de uma célula envolve duas fissões do núcleo, dando origem a quatro células sexuais, cada uma com metade do número de cromossomos da célula original.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Em células eucarióticas existem dois tipos de divisão celular, mitose e meiose, que tem funções diferentes e que apresentam características muito específicas. A diferença principal é que a mitose gera duas células filhas idênticas, com a mesma quantidade de material genético, enquanto a meiose gera quatro células com metade do material genético cada.


Mitose é a maneira como os seres pluricelulares crescem em tamanho, reparam e mantém seus tecidos, enquanto a meiose gera células reprodutivas, não associadas ao crescimento do indivíduo, cumprindo um papel importante na reprodução sexuada e diversidade genética


Tanto a mitose quanto a meiose são precedidas pela intérfase, fase na qual as células passam a maior parte do tempo, quando absorvem nutrientes e fazem uma cópia de seu DNA.

A meiose tem duas etapas principais, a meiose I e a meiose II. A meiose II é análoga à divisão mitótica, mas se dá em uma célula haplóide. Já a meiose I é um processo de divisão celular muito diferente da mitose.

Na meiose I os pares de cromossomos homólogos se aproximam e se associam, podendo ou não sofrer “crossing-over” (recombinação genética) entre cromátides, e então são completamente separados de modo que cada futuro núcleo celular apresente apenas um cromossomo e não um par. Estes processos não ocorrem na mitose, e esta etapa da meiose – meiose I – é chamada de divisão reducional. A meiose II é denominada equacional, tal qual a mitose.


Essencialmente, a meiose tem o dobro de etapas que a mitose, e gera o dobro de células, mas cada uma com metade do material genético. Meiose gera quatro células n (haploides), enquanto a mitose gera duas células 2n (diploides). Na meiose ocorre recombinação genética, na mitose, não.

0
Dislike0
User badge image

Marly de Fátima Pereira

Mitose e meiose são dois tipos de divisão celular. Na mitose, o processo de divisão celular resulta em duas células-filhas geneticamente idênticas, que se desenvolvem a partir de uma única célula-mãe.
Já na meiose a divisão de uma célula envolve duas fissões do núcleo, dando origem a quatro células sexuais, cada uma com metade do número de cromossomos da célula original.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais