Buscar

explique resumidamente processo de respiração celular.

💡 2 Respostas

User badge image

lara tavares

A respiração celular e o processo de obtenção mais utilizado pelos seres vivos.na respiração, ocorre a liberaçãode dióxido de carbono,e águae o consumo de oxigênio e glicose, ou outras substâncias orgânica tal como litígios. a organela responsável por essa respiraçãoe a mitocôndria.

respiração celular é um processo em que moléculas orgânicas são oxidadas e ocorre a produção de ATP (adenosina trifosfato), que é usada pelos seres vivos para suprir suas necessidades energéticas. A respiração ocorre em três etapas básicas: a glicólise, o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa.

 

 

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para resolução desta, foi utilizado conhecimentos sobre Respiração Celular.


A respiração celular é um processo relacionado com a obtenção e a geração de energia pelo organismo. É a rota metabólica que garante a liberação de energia. Ocorre em três etapas e pode ser aeróbica ou anaeróbica. A adenosina trifosfato (ATP) é uma molécula composta por uma base nitrogenada, um açúcar e três fosfatos e é de onde retiramos energia.


A partir da glicose e do ácido graxo, provenientes da nossa dieta, ocorre a primeira etapa da produção de energia, a Glicólise, uma etapa anaeróbica que acontece no citosol e que quebra moléculas de glicose e tem como resultado duas moléculas de ácido pirúvico e duas moléculas de ATP. O piruvato produzido é transportado para a matriz mitocondrial e dá-se inicio ao Ciclo de Krebs, etapa aeróbica, onde o acido pirúvico reage com a coenzima A e gera a Acetilcoenzima A, que dá continuidade ao ciclo. O saldo energético do Ciclo de Krebs a partir de uma molécula de piruvato é de um ATP, um FADH2 e quatro NADH. A última etapa da respiração celular é aeróbica, chamada de Fosforilação Oxidativa que se sucede, também, no interior das mitocôndrias. Nela ocorre a reoxidação das moléculas de FADH2 e de NADH e a fosforilação do ADP, visando a produção de moléculas de ATP. Seu saldo é de 26 a 28 moléculas de ATP. No final da respiração celular temos um saldo positivo total de 30 a 32 ATP.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais