Buscar

Qual melhor tratamento para casos de IGF e GH baixos

Respostas

User badge image

luan carlos

HORMÔNIO DO CRESCIMENTO

PUBLICIDADE

Hormônio de Crescimento (GH) é uma substância produzida por uma glândula no cérebro denominada hipófise.

Este hormônio promove o crescimento durante a infância e continua tendo um papel importante no metabolismo durante a vida adulta.

Nanismo

GH é secretado durante toda a vida de uma pessoa, e sua atuação mais conhecida está na promoção do crescimento.

Além da altura, entretanto, o GH afeta muitos sistemas no organismo, incluindo metabolismo de gorduras, proteínas, bem como se envolve no metabolismo ósseo.

O GH, por esta razão, é prescrito não somente para crianças, mas, freqüentemente, para adultos também.

Para que se utiliza o Hormônio de Crescimento?

Indicações em Crianças

Falta de GH (deficiência de GH)
Síndrome de Turner
Doenças Renais Crônicas

Indicações em Adultos

Falta de GH (deficiência de GH ou GDH)
Falta de GH (deficiência/ GDH)

A Falta de Hormônio de Crescimento é uma doença em que o organismo da criança falha na produção da quantidade adequada de hormônio de crescimento, causando um retardamento do crescimento.

GHD pode estar presente no nascimento, ou pode aparecer em qualquer fase da infância ou idade adulta. É geralmente causada pela falha da glândula pituritária ou hipófise na produção dos níveis adequados de hormônio de crescimento.

Tais deficiências podem ocorrer, por vezes, devido a alguns tratamentos médicos essenciais do passado, como radioterapia ou cirurgia cerebral, ou devido à uma condição preexistente, como um tumor cerebral ou Síndrome de Silver Russell. Algumas vezes podem ser o resultado de um defeito hereditário. Entretanto, para a maioria dos pacientes, a razão para a falta de hGH é desconhecida.

Classificação da Deficiência de Hormônio de Crescimento

A deficiência de Hormônio de Crescimento (GHD) pode se manifestar em graus variados e ter muitas causas diferentes. Por ocasião do diagnóstico, o médico fará perguntas sobre a história médica do paciente, e realizará um exame físico e testes de estimulação a fim de obter o máximo de informação possível sobre a condição.

Os médicos utilizam os seguintes critérios para classificar a Deficiência de Hormônio de Crescimento (GHD):

Idade por ocasião do diagnóstico
Tipo de deficiência
Grau de deficiência
Local da deficiência
Causa da deficiência

Idade por ocasião do diagnóstico

Início na infância
Início no adulto

Esta classificação é feita levando-se em conta se o paciente havia parado ou não seu crescimento por ocasião do diagnóstico (geralmente as pessoas param de crescer ao redor dos 19 anos).

Tipo de deficiência

Isolada
Múltipla

O tipo de deficiência (isolada ou múltipla) dependerá se o paciente tem deficiência também de outros homônios hipofisários, além da GHD. O hormônio de crescimento é produzido pela glândula hipófise. Esta secreta vários hormônios diferentes, que também são vitais para manter as funções normais do organismo.

Grau de deficiência

GHD parcial
GHD severa

São usados testes de estímulo para determinar o grau de deficiência do hormônio de crescimento em pacientes.

Local da deficiência

Primária – origem hipofisária
Secundária – origem hipotalâmica

Conforme descrito acima, a hipófise secreta o hormônio de crescimento. Entretanto, uma parte do cérebro conhecida como hipotálamo regula a secreção do hormônio de crescimento pela hipófise. Deste modo, a deficiência de hormônio de crescimento pode ter origem na hipófise ou no hipotálamo.

Causa da deficiência

Idiopática (nenhuma causa específica pode ser identificada)
Tumor hipofisário (geralmente tumores benignos)
Resultante de tratamento de um tumor (cirurgia ou radiação)
Lesão acidental

Os tumores hipofisários geralmente são descritos como adenomas. Os adenomas são geralmente tumores benignos e são classificados como “funcionantes” ou “não-funcionantes”.

Os adenomas funcionantes causam hiper ou hipo-secreção de hormônios hipofisários que levam a sinais clínicos associados ao excesso ou falta destes hormônios.

Os adenomas não funcionantes não interferem com a secreção hormonal, mas podem causar cefaléia ou distúrbios visuais.Os adenomas podem ser tratados com radioterapia ou por cirurgia.

A informação acima destina-se apenas a uma orientação geral – favor contatar seu médico se tiver quaisquer questões específicas sobre sua condição.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

.A herança genética e os componentes do eixo de hormônios GH-IGF são os fatores que influenciam diretamente no crescimento durante a infância e adolescência. O gH, produzido na hipófise, exerce sua ação sobre o crescimento mediante regulação do sistema IGF.


Os IGFs (igF-1 e igF-2) são fatores de crescimento produzidos na maioria dos órgãos e tecidos do organismo, possuindo ações autócrinas, parácrinas e endócrinas sobre o metabolismo intermediário, proliferação, crescimento e diferenciação celular. Dessa forma, são associados ao elevado grau de especificidade e de afinidade à família de seis proteínas igFBPs (igFBP-1 a -6).


O melhor tratamento para casos de IGF e GH baixos depende de indivíduo para indivíduo, segundo prescrito por um médico.


Fonte: http:⁄⁄www.scielo.br⁄pdf⁄abem⁄v52n5⁄02.pdf

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina