Buscar

O que é reparação celular?

Preciso fazer um trabalho sobre reparação celular e não consigo encontrar nada. Quando digito "Reparação celular" aparece "Reparação tecidual". Preciso falar sobre inovações no reparo celular. Se alguém conseguir me ajudar em algum material, ficarei grata! 

💡 3 Respostas

User badge image

Laura Francelina

reparo tecidual consiste na capacidade que o organismo possui de reparar danos decorrentes de agentes tóxicos ou processos inflamatórios.

Este processo, que visa restaurar a arquitetura tecidual e a função após uma lesão, engloba a proliferação de diferentes células e interações estreitas entre as células e a matriz extracelular.

Pode ser de dois tipos:

  • Regeneração: quando os tecidos são capazes de restituir os componentes lesados e retornar ao seu estado normal.
  • Cicatrização: quando os tecidos lesados não são capazes de se reconstruírem por completo, na qual há deposição de tecido fibroso. Ocorre quando as estruturas de suporte encontram-se gravemente lesadas ou em tecidos que não apresentam capacidade regenerativa.
0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

A célula trata-se da menor elemento vivo, atuando como uma unidade morfológica e funcional de todos os organismos vivos. Por sua vez, os tecidos consistem em agrupamentos de diferentes células que, juntas, desempenham funções específicas.

Logo, quando ocorre a reparação celular, consequentemente ocorre a reparação tecidual.

A reparação tecidual trata-se de uma série de processos que o organismo executa a fim de reparar danos provocados por agentes tóxicos ou processos inflamatórios. O objetivo da reparação tecidual é restaurar a arquitetura funcional do tecido.

O principal exemplo de reparação tecidual é a cicatrização.

Nessa área, recomendo o livro de Alberto Consolaro, intitulado “Inflamação & Reparo”.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais