Buscar

Quais as funções do tecido hematopoiético?

💡 4 Respostas

User badge image

Daiana Bukchowany

Oi, Eduarda!
Vamos lá...

As funções do tecido hematopoético consistem no processo de formação, maturação e desenvolvimento dos elementos sanguíneos, como os eritrócitos, as plaquetas e os leucócitos, a partir das células tronco, que estão na medula óssea, sendo estas, as responsáveis por formar todas as células e derivados celulares componentes do sangue.
Tudo isso se resume na denominação de “hematopoiese”. =)
Vale ressaltar que, além da medula óssea, há produção de células sanguíneas no timo, baço, nas tonsilas, nos linfonodos, e nos embriões, no qual, nestes os principais locais de hematopoiese são: no baço e no fígado. Ainda em tempo, há duas "linhagens" celulares, que são: células tronco mielóides e linfoides. A primeira é quem origina as hemácias, plaquetas e a grande maioria dos leucócitos (monócitos, neutrofilos, basófilos e os eosinófilos), já a segunda, dá origem aos leucócitos do tipo linfocíticos (B e T). E conforme o tipo de glóbulo branco formado, esse processo recebe diferentes nomes: eritropoese, granulcitopoese, monocitopoese, linfocitopoese e megacariocitopoese.

Tem um resuminho no meu perfil. Me add, talvez possa ajudar mais.
Bjo e boa sorte!!! =)

3
Dislike0
User badge image

Medicina Veterinária Unifeso

Daiana, muito bom o seu estudo ! Agradeço o compartilhamento !
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais