Buscar

fundamentos-e-teoria-organizacional

Na Teoria das Relações Humanas, um novo modelo de administração das pessoas passou a ter maior ênfase do que na Teoria Clássica, ou da autocracia, que era a única forma de gerenciar os indivíduos a realizarem suas tarefas. Com uma abordagem mais de liderança do que autoritária, os resultados foram se alterando de forma satisfatória, referindo-se ao comportamento de liderar pessoas. Segundo Chiavenato (2011), para se ter uma ideia, existem três estilos de liderança: autoritária, liberal e democrática. Sobre estes estilos de liderança, analise as afirmativas a seguir:

I- No estilo autocrático, o líder determina as providências para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo.
II- No estilo democrático, o grupo esboça as providências para atingir o alvo e pede aconselhamento do líder, que sugere alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates.
III- No estilo democrático, a participação do líder é limitada, apresentando apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem.
IV- No estilo liberal, as tarefas são escolhidas pelos grupos, e o líder tem uma mínima participação nas decisões.
V- No estilo democrático, a divisão das tarefas e escolha dos colegas fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
 a) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
 b) Somente a afirmativa II está correta.
 c) As afirmativas I, II e III estão corretas.
 d) As afirmativas I, III e V estão corretas.
 
 

💡 5 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Liderança autocrática

Um líder autocrático centraliza o poder e a tomada de decisões em si mesmo. Ele dá ordens, atribui tarefas e deveres sem consultar os funcionários. O líder assume total autoridade e assume total responsabilidade.

A liderança autocrática é negativa, baseada em ameaças e punições. Os subordinados agem como ele dirige. Ele não se importa com as opiniões deles nem permite que eles influenciem a decisão. Ele acredita que, por causa de sua autoridade, ele sozinho pode decidir o que é melhor em uma determinada situação.

Liderança democrática

Líderes participativos ou democráticos descentralizam a autoridade. Caracteriza-se pela consulta aos subordinados e sua participação na formulação de planos e políticas. Ele incentiva a participação na tomada de decisões.

Liderança

Líderes de rédea livre evitam poder e responsabilidade. O líder do tipo "laissez-faire" ou "não interferente" passa a responsabilidade pela tomada de decisões para seus subordinados e toma um mínimo de iniciativa na administração. Ele não dá orientação e permite ao grupo estabelecer seus próprios objetivos e resolver seus próprios problemas.

Liderança paternalista

Sob esse estilo de gestão, o líder assume que sua função é paternal ou paterna. Paternalismo significa que o papai sabe melhor. O relacionamento entre o líder e seu grupo é o mesmo que o relacionamento entre o chefe da família e os membros da família. O líder orienta e protege seus subordinados como membros de sua família.

Portanto, o a alternativa correta é a alternativa C.

0
Dislike0
User badge image

Thiago Andrade

C está correta
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais