Buscar

No direito brasileiro a proteção ao consumidor é garantida pela Constituição Federal de 1988 e pelo Código de Defesa do Consumidor.

No direito brasileiro a proteção ao consumidor é garantida pela Constituição Federal de 1988 e pelo Código de Defesa do Consumidor. Na hipótese de o Brasil celebrar tratado internacional que amplie o âmbito de proteção dos direitos do consumidor pode-se afirmar que?

💡 4 Respostas

User badge image

Mário Costa

Serão igualmente ampliados os direitos do consumidor. Isso porque o § 2.º do art. 5.º da Constituição é claro ao dispor que "§ 2º Os direitos e garantias expressos nesta Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte".

Espero ter ajudado. 

Abraços!

1
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Para responder essa pergunta devemos colocar em pratica nossos conhecimentos sobre o direito do consumidor.

O código de defesa do consumidor é uma lei que visa a disciplinar as relações jurídicas entre fornecedores e consumidores, tendo em vista que esses últimos são considerados a parte mais frágil da relação jurídica celebrada, dada a desigualdade em que se encontram os contraentes. No entanto, CDC é, de certa forma, novidade legislativa do direito brasileiro, comparado com outros países que já possuem, há muito tempo, regramento especifico destinado às relações de consumo. Podemos afirmar que uma das circunstancias que implicaram a elaboração de uma norma de defesa dos consumidores no direito brasileiro foi a Constituição de 1998 porque o constituinte originário positivou em seu texto norma de eficácia que, por necessitar da atuação do legislador infraconstitucional, possui aplicabilidade mediata.

As relações jurídicas de consumo é aquela que se estabelece entre um consumidor e um fornecedor, tendo como objeto a aquisição de um produto ou a prestação de um serviço.

A resposta da pergunta é a norma poderá ingressar no ordenamento jurídico brasileiro, pois os direitos e garantias expressos na Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais