Buscar

Apol território cultura e representação , não consigo acesso.

💡 1 Resposta

User badge image

jiceli da luz

Atente para o fragmento de texto a seguir: 

“A produção geográfica até os anos 70, afirma-se – embora admitindo exceções: Réclus, Kropotkin e outros –, sempre tivera uma pretensão à neutralidade e costumava deixar de lado os problemas sociais (e até mesmo os ambientais, na medida em que, em grande parte, eles são sociais), alegando que ‘não eram geográficos’ ”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WESENTINI, José Willian. O ensino de Geografia no Brasil: uma perspectiva histórica. p. 223. In: VESENTINI, José William (Org.). O ensino de Geografia no século XXI. São Paulo: Papirus, 2004. p.187-224. 

Considerando os conteúdos estudados nas aulas e o livro-base Território, Cultura e Representação, analise as afirmativas a seguir e assinale aquela que apresenta a posição central da Geografia Crítica:

Nota: 20.0

  A

Descrição das paisagens e suas correlações com a população da qual são oriundas.

  B

Inventário das diferentes atividades industriais e sua configuração no espaço geográfico mundial.

  C

Valorização dos aspectos da Geografia Física e o provimento de bases científicas para a exploração dos recursos naturais.

  D

Posição política de esquerda, retomando o marxismo e o historicismo.

Você acertou!

“[...] a geografia crítica assumia uma posição politicamente de esquerda; em muitos casos, a retomada do marxismo e o historicismo se tornaram marcos teóricos válidos para abordar as questões sociais [...]”.(livro-base Território, Cultura e Representação, p.45)

  E

Posição contemplativa das paisagens e das marcas mais incipientes deixadas pelo homem no processo de interação com a natureza.


Questão 2/5 - Território, Cultura e Representação

Leia o fragmento de texto a seguir: 

“Nas enciclopédias originárias dos monastérios encontrava-se uma seção geográfica, ou melhor, cosmográfica. Desde a descrição da criação do mundo e a distribuição da humanidade na sua superfície, na parte cosmográfica estavam reunidas as informações sobre os fenômenos do tempo e do clima, das plantas, dos animais, das pedras preciosas”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://revistas.ufpr.br/raega/article/view/17914/11691>. Acesso em: 21 set 2016. 

De acordo com a leitura do livro-base da disciplina Território, Cultura e Representação, qual das alternativas abaixo revela a forma como ocorria o desenvolvimento da Geografia durante a Idade Média? Assinale a alternativa correta:

Nota: 20.0

  A

Com a Revolução Industrial, período no qual houve raras inovações no campo das técnicas.

  B

Por meio dos ideais da Geografia Marxista, que criticava o papel da ciência e sua interferência na religião.

  C

Por meio das cosmografias, fortemente influenciadas pela religião católica.

Você acertou!

“Na Idade Média, o conhecimento greco-romano clássico entrou em declínio na Europa e em seu lugar desenvolveram-se cosmografias fortemente influenciadas pela religião católica”. (livro-base Território, Cultura e Representação,  p.20)

  D

A geografia quantitativa predominou durante esse período, e novos modelos matemáticos surgiram para auxiliar a análise do espaço geográfico.

  E

Por meio dos ideais iluministas, muito populares durante a Idade Média.


Questão 3/5 - Território, Cultura e Representação

Leia o fragmento de texto a seguir: 

“O juízo de gosto como representação de uma estética universal, é fundamental na estruturação de uma forma inaugural de lidar com a natureza e com suas representações. Nesse caminho, devemos partir das diferenciações entre o agradável, o bom e o belo”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://revista.ufrr.br/actageo/article/viewFile/314/446 > Acesso em 26 ago. 2016. 

Analise agora as afirmativas a seguir. Qual delas apresenta o conceito de padrão estético? Assinale a opção correta, tomando como referência os conteúdos apresentados nas aulas e no livro-base Território, Cultura e Representação.

Nota: 20.0

  A

Objetos e gestos usados pelas pessoas no cotidiano (tipos de habitações, utensílios e ferramentas.

  B

Atribuição de significados aos aspectos imateriais dos diferentes objetos e artefatos.

  C

Aquilo que é considerado bonito ou feio em determinada sociedade, sendo que a classificação do o que é repulsivo ou atraente varia de cultura para cultura.

Você acertou!

“O padrão estético representa aquilo que é considerado bonito ou feio em determinada sociedade – são os padrões de beleza, que classificam o que é repulsivo ou atraente variando de cultura para cultura”. (livro-base Território, Cultura e Representação, p. 75)

  D

São os padrões que determinam a classificação comum do que deve ser considerado feio em todas as culturas.

  E

Refere-se aos objetos de uso cotidiano, determinando o grau de beleza que devem conter para elevar o nível cultural de uma sociedade.


Questão 4/5 - Território, Cultura e Representação

Considere o seguinte fragmento de texto: 

“Assim, a partir da década de 1970, a Nova geografia e os paradigmas tradicionais são intensamente questionados, surgindo a geografia crítica. Christofoletti (1985) classifica as tendências críticas em: geografia radical, geografia humanística e geografia idealista”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: < http://www.nemo.uem.br/artigos/geografia_conceitos_e_paradigmas_fabio_costa_marcio_rocha.pdf >. Acesso em 26 de jul. 2016. 

Analise as afirmações a seguir, sob a ótica dos conteúdos apresentados nas aulas e no livro-base Território, Cultura e Representação, com relação às críticas que a Nova geografia recebeu no período entre 1960 e 1970:

I. A adoção de um neopositivismo cientificista e reducionista.

II. Uso excessivo de técnicas quantitativas.

III. Utilização acrítica de um aparato teórico sem as bases epistemológicas necessárias.

IV. A adoção, como objeto de pesquisa, de um modelo excessivamente racionalista de ser humano, o chamado homem econômico.

V. A análise das contradições entre capital e trabalho. 

São corretas as afirmações:

Nota: 20.0

  A

II e III.

  B

I e II.

  C

I, III e V.

  D

I, II, III e IV.

Você acertou!

“No período em questão, a Nova Geografia foi criticada ao se considerar quatro perspectivas: 1) a adoção de um neopositivismo cientificista e reducionista; 2) o uso excessivo de técnicas quantitativas; 3) a utilização acrítica de um aparato teórico sem as bases epistemológicas necessárias; e 4) a adoção, como objeto de pesquisa, de um modelo excessivamente racionalista de ser humano, o chamado ‘homem econômico’ [...]”. (livro-base Território, Cultura e Representação, p. 44)

  E

III e IV.


Questão 5/5 - Território, Cultura e Representação

Considere a seguinte citação: 

“A superfície da Terra é o teatro privilegiado [...] de toda reflexão científica, o que desautoriza a colocação de seu estudo como especificidade de uma só disciplina. Esta definição do objeto apoia-se no próprio significado etimológico do termo Geografia – descrição da Terra. Assim, caberia ao estudo geográfico descrever todos os fenômenos manifestados na superfície do planeta [...]”. 

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  MORAES, Antônio Carlos Robert. Geografia: Pequena História Crítica. 21ª ed. São Paulo: Annablume, 2007. p. 4. 

Tendo em vista os conteúdos estudados nas aulas e do livro-base Território, Cultura e Representação, qual das alternativas abaixo diz respeito à abordagem da Geografia, enquanto ciência que estuda a diferenciação das áreas? 

Assinale a alternativa que contém a opção correta:

Nota: 20.0

  A

Geografia Cultural e Humanista.

  B

Geografia Moderna.

  C

Geografia Crítica.

  D

Geografia Tradicional.

Você acertou!

“Hartshorne [...] propôs a geografia como ciência que estuda a diferenciação de áreas, ou seja, que busca explicar por que e em que diferem as porções da superfície terrestre” [...] Os trabalhos de Hartshone [...] foram os últimos da geografia tradicional, antes da ascensão da nova geografia [...]”. (livro-base Território, Cultura e Representação, p. 33)

  E

Geografia Teórica Quantitativa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais