Buscar

Elementos Químicos

Qual é o critério para colocar o elemento químico na Tabela Periódica?

💡 2 Respostas

User badge image

Alisson Gomes

Se é descoberta uma forma estável do elemento, a IUPAC (organização internacional regulamentadora de química) determina a inclusão do mesmo, assim como seu nome (que é batizado por quem ou qual grupo o descobriu). A questão é que, conforme o número atômico aumenta (número de prótons), fica mais e mais difícil sintetizar um elemento. As forças de repulsão entre os prótons são tão grandes que, se o elemento é identificado em um instante, no seguinte não existe mais.

As primeiras tabelas periódicas continham lacunas pois, apesar dos primeiros 90 elementos existirem naturalmente, nem todos haviam sido isolados. O ferro, por exemplo, é comumente encontrado na forma de seus óxidos (Fe2O3 - ferrugem), e só é "isolado" quando o minério é processado, obtendo-se o metal puro (Fe), que aparece na tabela periódica.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Os elementos químicos estão ordenados no modelo atual da Tabela Periódica em ordem crescente de carga nuclear, ou seja, ordem crescente de número atômico (Z).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais