Buscar

Como reconhecer decisões estrangeiras?

💡 2 Respostas

User badge image

Robson Nunes

É necessário um advogado constituído, e o entendimento do STJ é de que: O ato homologatório da sentença estrangeira limita-se à análise dos requisitos formais. Questões de mérito não podem ser examinadas pelo STJ em juízo de delibação, pois ultrapassam os limites fixados pelo art. 9º, caput, da Resolução STJ n. 9 de 4/5/2005.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Existem inúmeras teorias que tem o objetivo de explicar os argumentos e regimes através dos quais passam as "sentenças" a serem homologadas. Dentro dessas teorias, julga-se a causa que levou à criação da "sentença" como se essa não existisse, ensejando até que novas provas surjam e que as mesmas sejam re-analisadas junto com as preexistentes. Esse processo ocorre apenas após a decisão estrangeira poderá ou não ser ratificada.

Essa forma de reconhecer uma decisão estrangeira acaba por se tornar um método mais complexo, moroso, porém torna o direito estrangeiro aplicado no exterior mais justo perante a jurisdição interna do país homologador, facilitando a criação de uma jurisprudência para resolução novas demandas relativas a tais Estados.

Ainda dentro desse sistema, ele auxiliaa na busca para se obter se existe ou não a possibilidade de aplicação da lei embasadora da sentença estrangeira no Estado em cujo território a sentença estrangeira irá produzir efeitos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais