Buscar

Imperfeições nos sólidos

Explique a importância das discordâncias na deformação plástica dos materiais.

💡 2 Respostas

User badge image

Luiz Fernando Kultz Unti

Oi, Miguel!

Eu já dei uma breve explicação sobre o que são as discordâncias neste link aqui, caso quiser dar uma olhada: 

https://www.passeidireto.com/pergunta/5466095/o-que-e-discordancia-em-ciencia-dos-materiais

 

Um metal hipotético, livre de defeitos lineares e pontuais, possui todas as ligações satisfeitas. Caso fosse necessário deformar plasticamente tal metal, seria necessário romper todas as ligações em um plano (na qual seu vetor normal é perpendicular ao vetor de aplicação de tensão), e todas as ligações seriam refeitas ao se movimentar uma fileira de átomos para o lado da aplicação da tensão. 

 

Como nos metais reais, existem as discordâncias, que delimitam uma linha de ligações insatisfeitas no fim de um 'semiplano' de átomos, a energia gasta serve para romper apenas uma linha de ligações, que servirão para satisfazer essa linha abaixo do semiplano. Com a constante aplicação de tensão, essa linha de ligações insatisfeitas vai caminhando pela estrutura, facilitando a deformação (uma vez que é necessário uma tensão muito menor).

 

Espero ter ajudado, bons estudos!

0
Dislike0
User badge image

Julio C. Lourenço

Olá!

Vamos lá então!

As discordâncias possuem um papel de extrema importância na deformação plástica nos materiais. A deformação plástica significa em uma mudança na forma do material. Para isto acontecer deve ocorrer uma quebra entre as ligações atômicas e uma formação de novas ligações atômicas com novos vizinhos de um grande número de átomos, ao passo que tensões vão sendo aplicadas (tração, compressão, cisalhante e  mistas). Observe que a remoção destas tensões não fazem com que o material volte ao seu formato original: ocorreu portanto a deformação permanente (plástica) do material.

Acontece que se observarmos a movimentação das discordâncias, temos exatamente este comportamento de quebra de ligações atômicas e formação de novas ligações com novos vizinhos atômicos. Desta maneira, a movimentação de discordâncias é um mecanismo que facilita a deformação plástica dos materiais se a movimentação for facilitada. Para ser mais exato, ela é extremamente importante neste processo de deformação.

De maneira similar, o bloqueio da movimentação das discordâncias leva a um aumento da resistência à deformação do material.

Esta é a importância das discordâncias no material no processo de deformação plástica.

Bons estudos!

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais