Buscar

Explique porque o SF6 é "inerte", as o TeF6 reage com a água?

💡 2 Respostas

User badge image

Jhonatan Alves

Hexafluoreto de Enxofre (SF6)

 

A técnica SF6 desenvolveu-se rapidamente na muito alta tensão e, mais recentemente, em média tensão para a execução de interruptores, disjuntores, contactores; aparelhagem simples e de grande duração de vida.

             Para compreender as razões deste sucesso, é necessário analisar as propriedades físicas do gás SF6 que é utilizado como isolante e/ou como agente de corte.  

    Propriedades do SF6 

O hexafluoreto de enxofre é um material sintético, criado intencionalmente, graças à engenharia química. Nas condições normais de pressão e temperatura, é um gás não inflamável, incolor sem cheiro, e não venenoso. É quimicamente estável, e possui propriedades excelentes como isolante e como supressor do arco eléctrico. Nas mesmas condições de pressão apresenta uma resistividade eléctrica 2,5 vezes maior que o azoto e uma rigidez dieléctrica  também 2,5 vezes maior que a do ar, ou seja, equivalente à dos melhores óleos isolantes.

    

            Características físico-químicas do SF6
 

       Massa molecular - 146,06  a 3,84Mpa

       Temperatura de sublimação  - 63,8 ºC

       Temperatura de liquefacção  - 50,8 ºC

       Densidade como sólido 2510 Kg/m3

       Densidade como líquido 1,91  Kg/ltr

       Densidade como gás  6,162 Kg/m3  a 20ºC e  0,101 Mpa

       Pressão de vapor  22,8 atm  a 21 ºC

       Constante dieléctrica  1,002026     a 20ºC e 0,101 Mpa

3
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Dos halogênios, somente o átomo de F, eletronegativo e pequeno, leva os elementos calcogênios ao estado de oxidação máximo do grupo, mas ele não forma compostos binários estáveis de selênio, telúrio e polônio em estados de oxidação baixos (+1 e +2).

O hexafluoreto de enxofre, SF6, é um gás à temperatura ambiente. Ele é muito pouco reativo e sua inércia deriva, provavelmente, da proteção estérea do átomo de S central, o que suprime as reações termodinamicamente favoráveis, tais como a hidrólise. Moléculas com menor estereoimpedimento, como TeF6, são facilmente hidrolisadas, sendo geralmente mais reativas que o SF6.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais