Buscar

A constituição da Sociologia da Educação

A constituição da Sociologia da Educação como campo de estudos possibilita que um conjunto de questões possam se constituir em problemas de pesquisa. Observe as afirmações abaixo acerca de objetos de pesquisa da Sociologia da Educação: 

  1. A relação entre a escola e a sociedade; 
  2. O processo de aprendizagem da alfabetização; 
  3. Os sistemas escolares em determinadas sociedades; 
  4. A função social do professor; 
  5. A socialização escolar. 

É correto o que se afirma em: 

a.

I, II, III e IV. 

b.

III, IV e V. 

c.

I, III, IV e V. 

d.

II e V. 

e.

I, II, IV. 

💡 2 Respostas

User badge image

LR

RESPOSTA: Nenhuma das opões contém a alternativa correta pois todas as alternativas contém possíveis objetos de pesquisa para a Sociologia da Educação.

JUSTIFICATIVA: Se por Sociologia podemos compreender ser “a ciência da sociedade, entendendo-se por sociedade o campo das relações intersubjetivas” (ABBAGNANO, 2007: 1083), usualmente referida para indicar “qualquer tipo ou espécie de análise empírica ou teórica que se refira aos fatos sociais, ou seja, às efetivas relações inter-subjetivas, em oposição às ‘filosóficas’ ou ‘metafísicas’ da sociedade, que pretendem explicar a natureza da sociedade como um todo, independentemente dos fatos e de modo definitivo” (ABBAGNANO, 2007: 1083). Por Educação, “a transmissão e o aprendizado das técnicas culturais, que são as técnicas de uso, produção e comportamento mediante as quais um grupo de homens é capaz de satisfazer suas necessidades, proteger-se contra a hostilidade do ambiente físico e biológico e trabalhar em conjunto, de modo mais ou menos ordenado e pacífico” (ABBAGNANO, 2007: 357), levando em conta que “uma sociedade humana não poderá sobreviver se sua cultura [que é o conjunto das técnicas já apontadas aqui] não for transmitida de geração para geração; as modalidades ou formas de realizar e garantir essa transmissão chamam-se educação” (ABBAGNANO, 2007: 357). E que Educação, pelo viés da pedagogia, é “vista como um processo de humanização, que não diz respeito apenas ao crescimento em termos de desenvolvimento nem atinge apenas a pessoa, considerada individualmente, mas dura toda a vida (...), e diz respeito ao homem tanto em sua individualidade (...), quanto nas formações sociais em que a pessoa se realiza” (ABBAGNANO, 2007: 358). Por Sociologia da Educação podemos compreender ser uma ciência que toma a Educação como um fato social, e assim, qualquer questão relacionada a Educação pode ser considerada um objeto de estudos em potencial. A Escola, por ser o local onde a Educação se da de forma mais explicita, compreendendo que Educação não se trata em realidade da transmissão de conteúdos disciplinares em si, como matemática ou física, e sim trata de um processo de humanização onde ensina-se as diversas formas de sociabilidade de uma determinada sociedade, é em si um objeto a ser estudado pela Sociologia da Educação. Assim como é objeto de estudo a Escola e a sociedade ao qual está inserida, assim como os sistemas escolares podem ser vistos como objetos de estudos, já que cada sistema está submetido a uma lógica social. O processo de aprendizagem da alfabetização, é um processo de transmissão da linguagem culturalmente desenvolvida pela dada sociedade, ou seja, também pode ser compreendido como objeto da Sociologia da Educação. Assim como a socialização escolar, já que esta diz respeito as formas com que são constituídas as relações interpessoais na microssociedade representada pela Escola. A função social, ou seja, o papel do professor em um determinado contexto social, pode igualmente ser objeto.

 

Referência bibliográfica:

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

0
Dislike0
User badge image

ROSELAINE MORAES VIEIRA

c

 

 

I, III, IV e V

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais