Buscar

quais são as ramificações da artéria aorta ?

💡 2 Respostas

User badge image

RD Resoluções

Introdução:

As artérias são um tipo de vasos sanguíneos que compõem o sistema cardiovascular. São responsáveis pelo transporte do sangue arterial (com oxigênio e nutrientes) do coração para todos os tecidos do corpo. A aorta é a principal artéria do corpo. É uma artéria de grande diâmetro, de paredes elásticas, que contribui para estabilizar o fluxo sanguíneo. Além disso elas se ramifica-se em artérias de menor calibre, que ajudam a distribuir o sangue para as diversas partes do corpo

 


 

Resolução:

 

1. A partir da curva da aorta (arco aórtico) partem três ramos principais. São eles: o i) Tbraquiocefálico arterial (que origina a carótida comum e subclávia direitas); a ii) Artéria carótida comum esquerda e a iii) Artéria subclávia esquerda.

 

2. A partir da região torácica e abdominal, outros ramos que fazem a irrigação dos órgãos aí localizados. São eles: vi) Artérias Subclávias: ramificam-se em outras artérias que distribuem o sangue para a cabeça, pescoço e membros superiores; v) Artérias Carótidas Comuns (direita e esquerda): ramificam-se em artérias carótidas externas, que irrigam a cabeça e o pescoço, e artérias carótidas internas, que levam o sangue para o cérebro; vi) Artéria Renal: transporta o sangue para os rins; vii) Artéria Ilíaca: distribui o sangue para os membros inferiores e região pélvica; e viii) Artéria Femoral: é a principal artéria da perna.

 


 

Conclusão:

 

artéria aorta é responsável pelo transporte do sangue a partir do ventrículo esquerdo do coração para o resto do corpo.

 


 

2
Dislike0
User badge image

Edna Bastoos

A artéria aorta se ramifica na porção ascendente em duas artérias coronárias, uma direita e outra esquerda que vão irrigar o coração.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais