Buscar

Discuta a ligação e a geometria na molécula de pentacloreto de fósforo, ???5.

Inicie representando sua estrutura de Lewis, apresente o número total de elétrons de valência, o número de elétrons usados para fazer ligações ? na molécula e, se houver, quantos elétrons permanecem em pares não ligantes na molécula. Então, aplique a teoria VSEPR para predizer o arranjo e a forma geométrica. A seguir, determine quais orbitais do átomo de fósforo espera-se usar para formar híbridos e para acomodar pares ligantes e isolados. Como cada um desses orbitais híbridos são chamados?

💡 2 Respostas

User badge image

Especialistas PD

Estrutura de Lewis PCl5:

O fósforo (P) possui 5 elétrons na sua camada de valência, e o cloro (Cl), 7 elétrons. Nesta molécula cada átomo de cloro possui 3 pares de elétrons não ligantes. Aplicando a teoria VSEPR, temos ligações entre o fósforo e o cloro num ângulo de 90º e outras de 120º, formando uma bipirâmide de base triangular, geometria bipirâmide trigonal. Nessa molécula o fósforo sofreu hibridização, pois realizou cinco ligações. Ao receberem energia do meio externo, os elétrons do átomo de fósforo excitam-se. Logo em seguida, um dos dois elétrons pertencentes ao subnível 3s desloca-se para um orbital vazio presente no subnível d, que até então não possui nenhum elétron. Nesse momento, temos na camada de valência do fósforo um orbital s, três orbitais p e um orbital d incompleto. Por fim, esses cinco orbitais hibridizam-se, ou seja, unem-se, resultando então em cinco orbitais atômicos incompletos, que são capazes agora de realizar cinco ligações químicas. Como foram unidos um orbital s, três orbitais p e um orbital d, a hibridização do Fósforo é do tipo sp3d.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais