Buscar

caracterizar diferença entre empirismo e racionalismo juridico

quais são as diferenças mais complexas do empirismo e do racionalismo juridico ?

💡 1 Resposta

User badge image

Beatriz Costa

O empirismo não possui corrente filosófica pelo fato de não ser ciência. É o empirismo uma prática realizada pela crença popular e pela tradição. Por exemplo: Uma rezadeira que promete a cura de câncer, aids, bronquite etc, pratica o empirismo advindo das crenças e práticas antigas de tradições sem laices científica e racional. 

O racionalismo, teve sua origem na separação de ciência da religião, onde a filosofia da razão translada os séculos, nos conduzindo ao século VI antes de cristo, advinda da Grécia antiga por Drácon, evoluindo através de Sócrates, Platão, Aristóteles e chegando até a nossa era por intermédio dos grandes pensadores e filósofos que se destacaram durante o limiar da nossa história, amadurecendo paulatinamente o positivismo da ciência, que indeclinável, caminha em direção ao aperfeiçoamento universal da sociedade humana. 

Então, com o iluminismo, com o progresso impulsionado pela revolução industrial, pelas guerras de classes, pela revolução Francesa entre outras, a científica, evoluiu numa época, onde as classes sociais se multiplicaram, nascendo a Burguesia e a classe média, onde a humanidade passou a ser racionalista em função da ciência positiva. 
* Parece que alguem fez uma confusão ao afirmar que Imanuel Kant era empírico; pelo contrário, nada na história indica isto. segundo: Kant era da Prúcia não da Alemanha. Prúcia e Alemanha são paíse distintos e independentes, embora vizinhos. 
Racionalismo = Estudo da Razão e ciência. 
Empirismo = Aplicação de crenças hereditárias. 

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais