Buscar

Exemplo de Sal que apresenta ligação predominantemente covalente é o AgCl3.

💡 3 Respostas

User badge image

Iago Soares

isso foi uma pergunta?? 

se isso for uma fafirmação, ela está errada, os sais são formados por ligações íonicas.

uma ligação íonica é caracterizada por uma ligação entre um metal e um ametal, nesse caso: Prata e cloro, respectivamente. Portanto, essa afirmação é falsa.

0
Dislike1
User badge image

Poliana Abrantes

Iago Soares, isto não é uma pergunta. É uma afirmação e só não está corretíssima, pois digitei errado. O sal que apresenta ligação predominantemente covalente é o AlCl3. Segundo a IUPAC, sais são compostos formados pela união de cátions com ânions, remetendo à ideia de Compostos Iônicos, porém, ao apresentar a definição de compostos iônicos, afirma que não existe compostos com ligação 100% iônica. Da mesma forma, não existem compostos covalentes com ligação 100% covalente, pois é possível determinar o caráter matematicamente, ou seja, ao calcular a porcentagem de caráter, irá prevalecer a porcentagem maior. Logo, existem vários sais que apresentam caráter predominantemente covalente, como o exemplo citado, AlCl3, que é um sal com ligação predominantemente covalente. 

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Não é AgCl3, houve um erro de digitação, e sim AlCl3.

O cloreto de alumínio, ou tricloreto de alumínio, de fórmula química AlCl3, é um sal, preparado pela adição de ácido clorídrico e alumínio metálico, que libera H2 gasoso. Ele reage violentamente com água (formando-se cloreto de hidrogênio). É conhecido como sal anidro (sem água),ou como sal hexaidratado, perde água aos 100°C. O cloreto de alumínio pode ser obtido fazendo a passagem do cloro sobre óxido de alumínio aquecido e carbono. O cloreto de alumínio é usado comercialmente como um catalisador no craqueamento do petróleo, é também usado como catalisador em reações orgânicas.

Sua forma anidra tem uma estrutura especial: embora seja um halogeneto de um metal altamente eletropositivo, as ligações químicas são principalmente covalentes (e não iônicas como se poderia esperar). Este resultado faz com que AlCl3 sofra derretimento à temperaturas baixas e sublimação (178 °C para o último), e que o estado líquido conduza eletricidade contrariamente a outros halogenetos iônicos tais como cloreto de sódio.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais