Buscar

Quais são as fases da deglutição?

💡 1 Resposta

User badge image

Raquel Araújo

  • A primeira fase é a Preparatoria, onde preparamos o alimento mordendo-o e mastigando-o para que ele se tranforme em um "bolo" facilitando a deglutição.
  • A segunda fase é a Oral, nesta fase o alimento ja tem sido preparado e esta posicionado na lingua onde se juntará ao palato duro iniciando o movimento de frente para tras para levar o bolo para o fundo da boca.
  • Na terceira fase a faringea, o palato mole se fecha evitando a passagem do bolo para a nasofaringe. O alimento não ira subir pois o palato mole esta fechado e nem retornar para a boca pois o dorso da lingua impede a passagem para a cavidade oral. Sendo assim o alimento irá descer, haverá a abertura do musculo cricofaringeo para que o alimento possa entrar no esôfago.
  • Na quarta fase, a fase esofágica, envolve contrações musculares que impulsionam o bolo atraves do esfincter esofágico superior até o estômago.
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais