Buscar

Atd2 história do Brasil

O conhecido Pacto Colonial, também designado como sistema colonial adotado pela coroa portuguesa, tem em seu modelo o que é decorrente da prática do mercantilismo. O Sistema Mercantilista, configurado entre colônia e metrópole, estabelecia uma regra básica. Identifique-a, fazendo um breve comentário (use no máximo 6 linhas para sua resposta).

💡 6 Respostas

User badge image

Aline Silva

Também conhecido como exclusivo colonial, era a regra que determinava que a colônia estava condicionada a comercializar única e somente com sua metrópole, em transações de exportação de matérias primas e importação de quaisquer produtos industrializados.

0
Dislike0
User badge image

Emerson Santos

O chamado Pacto Colonial foi como ficou conhecido a relação de comércio entre a metrópole e suas colônias no período das colonizações europeias, na Idade Moderna. Ocorreu ao longo dos séculos XV, XVII e XVIII, de uma forma geral, dentro do chamado Antigo Sistema Colonial, onde as Américas eram colônias, sendo dominadas e exploradas pelas metrópoles europeias: Espanha, Portugal, França e Inglaterra. Assim, o Novo Mundo passou a ser fonte de abastecimento de sua economia.

Para entender o pacto colonial é preciso entender a lógica do mercantilismo que foi a maneira com que a Coroa Portuguesa conseguiu maiores ganhos, atraindo para si a maior quantidade possível de metais preciosos, alcançando esse objetivo através de medidas protecionistas como a proibição da entrada de bens manufaturados estrangeiros, estimulando a exportação de manufaturas para alcançar uma balança comercial favorável e, assim, ter lucro.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Dentre as áreas que formavam o Sistema Colonial existia um conjunto de regras e relações que fora chamado de Pacto Colonial. Assim, as exigências impostas pela metrópole sobre a colônia destacava-se o exclusivo e navegação coloniais, e o monopólio estatal de determinados produtos coloniais, no caso do Brasil, o pau-brasil, diamantes e outras mercadorias.

Dessa forma, o exclusivo ou monopólio do comércio colonial era seu elemento essencial, ou seja, o definidor das relações metrópole-colônia.


Portanto, as colônias tinham a função de complementar e economia européia, e para tal concentravam-se na produção em grande escala de alguns gêneros agrícolas, altamente lucrativos como o açúcar, algodão ou ainda de minérios, o que tornava a produção colonial altamente especializada e voltada para os interesses da metrópole.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais