Buscar

exemplos de conhecimento linguístico, enciclopédico e interacional

💡 2 Respostas

User badge image

Gracinda Pestana

Conhecimento Linguístico

Compreende-se neste campos que o leitor tenha conhecimento gramatical e lexicais(palavras) suficientes para entender as frases, o encadeamento delas, o significado dos termos, emfim, colocar em pratica o seu conhecimento linguístico.

Conhecimento de Mundo

Como conhecimento de mundo entende-se toda a experiência de vida do leitor, tudo o que ele já viu, já leu, já ouviu, em sua vida muitas vezes o texto traz referências de coisas ou fatos ocorridos há tempos, o autor do texto quer trazer a lembrança desse fato ao leitor.
O conhecimento de mundo é também chamado de conhecimento enciclopédico.
 

Conhecimento Interacional

Engloba-se neste tipo de conhecimento a interação entre o escritor e o leitor.Algumas vezes, o escritor dialoga diretamente com o leitor. Da parte do escritor há de haver também preocupação com objetividade daquilo que pretende informar, a adequação dos elementos, a coerência etc.No conhecimento interacional: escritor e leitor ''caminham juntos''.

0
Dislike0
User badge image

Nivea Silva Souza

A estratégia descendente ressalta a interpretação e o conhecimento precedente do leitor sobre o determinado assunto no qual está fazendo a leitura. Neste modelo, a experiência do leitor é de fundamental importância, pois é por meio de seus conhecimentos prévios que a construção dos sentidos locais e globais do texto se tornarão possíveis. Assim, a sequência caracterizada por esta estratégia é: 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais