Buscar

Qual a diferença de fonologia e fonética?

💡 5 Respostas

User badge image

Zenaide Rodrigues Pinheiro

Enquanto a fonética estuda a natureza física da produção e da percepção dos sons da fala (chamados de fones), a Fonologia preocupa-se com a maneira como eles se organizam dentro de uma língua, classificando-os em unidades capazes de distinguir significados, chamadas fonemas.

1
Dislike0
User badge image

Nelson Mengue Surian

Fonética e fonologia são ramos complementares da linguística. Têm como objetivo investigar e estudar os sons da fala.

A fonética:
- Estuda os aspectos físicos envolvidos na produção do som: estuda o aparelho fonador, os movimentos dos lábios e da língua, os pontos de articulação, a obstrução do ar, a vibração das cortas vocais,...
- Investiga as características físicas dos sons que permitem a sua articulação e recepção auditiva.
- Analisa e descreve os sons da fala (fones) como entidades isoladas, com base em características acústicas e perceptivas, em sua realização concreta.
- Utiliza o Alfabeto Fonético Internacional para a representação dos fones e para a realização de transcrições fonéticas.

A fonologia:
- Estuda a organização dos sons em sistemas sonoros, entendendo suas funções e o papel linguístico que desempenham numa determinada língua.
- Investiga a combinação de fones em unidades sonoras capazes de distinguir significado - os fonemas.
- Estuda a estrutura silábica, a acentuação e a entonação.
- Considera apenas as variações sonoras que podem afetar a compreensão da mensagem.

 

Fonte: https://www.normaculta.com.br/

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Língua Portuguesa


Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Língua Portuguesa.


A fonética estuda os sons como entidades físico-articulatórias isoladas (aparelho fonador). Cabe a ela descrever os sons da linguagem e analisar suas particularidades acústicas e perceptivas. Ela fundamenta-se em estudar os sons da voz humana, examinando suas propriedades físicas independentemente do seu “papel linguístico de construir as formas da língua”. Sua unidade mínima de estudo é o som da fala, ou seja, o fone.

À fonologia cabe estudar as diferenças fônicas intencionais, distintivas, isto é, que se unem a diferenças de significação; estabelecer a relação entre os elementos de diferenciação e quais as condições em que se combinam uns com os outros para formar morfemas, palavras e frases. Sua unidade mínima de estudo é o som da língua, ou seja, o fonema.


Portanto, a fonética estuda os sons como entidades físico-articulatórias isoladas (aparelho fonador). Cabe a ela descrever os sons da linguagem e analisar suas particularidades acústicas e perceptivas. Ela fundamenta-se em estudar os sons da voz humana, examinando suas propriedades físicas independentemente do seu “papel linguístico de construir as formas da língua”. Sua unidade mínima de estudo é o som da fala, ou seja, o fone. À fonologia cabe estudar as diferenças fônicas intencionais, distintivas, isto é, que se unem a diferenças de significação; estabelecer a relação entre os elementos de diferenciação e quais as condições em que se combinam uns com os outros para formar morfemas, palavras e frases. Sua unidade mínima de estudo é o som da língua, ou seja, o fonema

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais